79 ESTUDANTES DO POLITÉCNICO DE LEIRIA RECEBEM BOLSAS GIRLS STEAM E ICT TRAINING

Investimento de 145 mil euros, apoiado pelo PRR

Politécnico de Leiria Fomenta Formação e Qualificação nas áreas STEAM e TIC com a atribuição de Bolsas

O Instituto Politécnico de Leiria atribuiu 79 bolsas ‘GIRLS STEAM’ e ‘ICT TRAINING’, no âmbito do projeto ‘Skills4Future: Regional Focus, Global Competitiveness – Impulso Jovens STEAM / Impulso Adultos’, com o objetivo de contribuir não só para a formação e qualificação de jovens do sexo feminino em áreas STEAM (Ciências, Tecnologias, Engenharias, Artes e Matemática), como para a formação e qualificação de adultos em áreas relacionadas com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). A cerimónia de entrega das bolsas realizou-se a 7 de junho de 2024, nos Serviços Centrais do Politécnico de Leiria, em Leiria.

A atribuição das 79 bolsas representou um investimento de 145 mil euros, apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Das bolsas concedidas no presente ano letivo, 34 são ‘Bolsas GIRLS STEAM – Licenciatura’, 12 são ‘Bolsas GIRLS STEAM – TeSP’ e 33 ‘Bolsas ICT Training – Mestrados’.

«Com esta iniciativa esperamos aumentar a atratividade dos ciclos de estudos abrangidos pelo projeto, isto é, cativar os nossos jovens a procurarem estas ofertas nas áreas STEAM. Olhando para o panorama do concurso nacional de acesso, vemos que os cursos de Engenharia Informática estão repletos, mas depois temos um conjunto de formações em áreas também importantes, como as engenharias tradicionais e tecnologias, em que os jovens não aderem, muito menos as estudantes do sexo feminino. Queremos cativá-las para estas áreas, que são um mundo que nunca mais acaba», afirmou o presidente do Politécnico de Leiria, Carlos Rabadão.

As bolsas foram criadas no âmbito do projeto ‘Skills4Future: Regional Focus, Global Competitiveness’, apoiado pelo PRR, que se encontra dividido em dois programas: Impulso Jovens STEAM, com vista a promover e apoiar todas as iniciativas orientadas para o incentivo do aumento da graduação superior de jovens nas áreas de ciências, tecnologias, engenharias, artes e matemática; e Impulso Adultos, direcionado para iniciativas de conversão e atualização de competências de adultos ativos.

Cada bolsa ‘GIRLS STEAM’ tem um valor de 1.000 euros (não renovável), ao passo que cada bolsa ‘ICT Training’ representa um montante de 3.000 euros (não renovável).

» Álbum de Fotografias

No caso do Politécnico de Leiria, no âmbito da ação Impulso Jovens STEAM, foram criadas as Bolsas ‘GIRLS STEAM’, cujo objetivo principal é contribuir para a formação e qualificação de jovens em áreas STEAM (Ciências, Tecnologias, Engenharias, Artes e Matemática), dando resposta às novas necessidades do mercado de trabalho. São elegíveis para atribuição de bolsas ‘Girls STEAM’ as estudantes do sexo feminino que, no ano letivo de ingresso no curso e ao qual se refere o procedimento de atribuição de bolsa, possuam matrícula e inscrição válida em cursos TeSP ou cursos de licenciatura em áreas STEAM, ministrados pelo Politécnico de Leiria.

Já no âmbito do Programa Impulso Adultos, o Politécnico de Leiria criou as Bolsas ‘ICT Training’, visando contribuir para a formação e qualificação de adultos em áreas relacionadas com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), garantindo a reconversão e/ou atualização de competências em contexto empresarial de cariz tecnológico. Dirigem-se a estudantes com mais de 23 anos, a 31 de outubro do ano letivo a que se refere o procedimento de atribuição de bolsa, que possuam matrícula e inscrição válida em mestrados relacionados com as TIC, do Politécnico de Leiria. “É com muito gosto que participamos nesta sessão, sinalizando a importância dada a este programa. É tão bom ver os estudantes a receber estes apoios, como visitar uma obra financiada pelo PRR”, afirmou Ângela Noiva Gonçalves, subdiretora-geral do Ensino Superior, aproveitando o momento para “incentivar o Politécnico de Leiria a continuar a apostar na atribuição destas bolsas”.

Instituição Prevê Atribuir um total de 266 Bolsas até 2026

Até 2026, ano em que termina o projeto ‘Skills4Future: Regional Focus, Global Competitiveness – Impulso Jovens STEAM / Impulso Adultos’, o Instituto Politécnico de Leiria prevê atribuir um total de 266 bolsas, das quais 190 bolsas ‘GIRLS STEAM’ e 76 bolsas ‘ICT TRAINING’.

No âmbito da ação Impulso Jovens STEAM, até 2026, a instituição prevê o ingresso de 660 novos estudantes e a formação de 280 estudantes nos cursos das áreas STEAM, sendo que, no âmbito do Programa Impulso Adultos, estão previstos 1.230 novos estudantes e a formação de 1.000 estudantes por via das medidas de qualificação de adultos.

O investimento concretizado pelo projeto ‘Skills4Future: Regional Focus, Global Competitiveness – Impulso Jovens STEAM / Impulso Adultos’, na modernização de infraestruturas e equipamentos, permite ainda beneficiar um total de 4.200 estudantes.

O apoio financeiro atribuído pelo PRR ao Politécnico de Leiria, referente às ações Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos, ronda os nove milhões de euros, contemplando a atribuição de bolsas, modernização de infraestruturas, aquisição de equipamentos, e recursos humanos.