DESPHOCO
Rosalinda Chaves é Mestre em Intervenção e Animação Artísticas pelo Instituto Politécnico de Leiria (ESAD.CR) e Psicóloga Clínica e da Saúde desde 2009. A sua formação e percurso profissional têm sido diversificados, refletindo a sua paixão pela intervenção clínica, pelo compromisso social e pela utilização de metodologias criativas e inovadoras.
Durante esse período, desenvolveu o projeto “Nunca Pensei Ser Artista, Photovoice como forma de intervenção pelo bem-estar de pessoas idosas”, a primeira edição de um projeto de fotografia participativa que teve um impacto significativo na promoção do bem-estar de idosos. Este projeto foi financiado pelo Programa Apoiar, da Fundação ALTICE, e utiliza a metodologia Photovoice, que envolve a entrega de máquinas fotográficas a pessoas, especialmente mais velhas, para que possam expressar, através da fotografia, as suas preocupações, problemas e emoções, promovendo uma forma de intervenção pelo bem-estar.
Além do mestrado, Rosalinda também completou uma Pós-Graduação em Psicogerontologia, e em 2013, decidiu aprofundar os seus conhecimentos em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais de Terceira Geração (Mindfulness), área na qual continua a investir e a desenvolver-se tanto pessoal quanto profissionalmente.
Entre 2010 e 2014, iniciou as suas primeiras intervenções na área do tratamento de dependências, e, posteriormente, integrou a equipa da Associação de Desenvolvimento Social da Freguesia de A-dos-Negros [ADSFAN], uma IPSS dedicada ao apoio à comunidade e ao envelhecimento. Nesse contexto, criou o Serviço de Psicologia e Aconselhamento, oferecendo uma atuação diversificada, e assumiu a Direção Técnica da Instituição, onde desenvolveu e implementou vários projetos inovadores.
Em 2021, fundou “DESPHOCO fotografia e bem-estar”, um projeto que reflete a sua convicção em promover a saúde mental, criando espaços de compreensão e segurança acessíveis a todos. Ao mesmo tempo, integra a equipa de rua de Peniche, proporcionando apoio direto à comunidade.
Inscrita na Ordem dos Psicólogos Portugueses desde janeiro de 2013, Rosalinda continua a investir na sua prática clínica, estando disponível para consultas de acompanhamento a adultos em Caldas da Rainha e no Bombarral. A sua jornada é marcada por um contínuo processo de aprendizagem, sempre com o objetivo de promover o bem-estar psicológico e emocional dos seus pacientes.