Sessão Solene 2022/2023
Politécnico de Leiria Abre Oficialmente Portas ao Novo Ano Académico
A 21 de novembro (14h30), o Politécnico de Leiria realizou a Sessão Solene de Abertura do Ano Académico 2022/2023, que teve lugar no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria. A cerimónia contou a presença da ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, que proferiu a oração de sapiência “Justiça, Inovação e Novas Tecnologias”.
Pedro Lourtie, presidente do Conselho Geral do Politécnico de Leiria, deu início à sessão solene, seguindo-se as intervenções de Joel Rodrigues, representante dos Estudantes, e de Carlos Rabadão, presidente do Politécnico de Leiria.

Perante uma plateia composta por estudantes, docentes, investigadores, técnicos e diversas personalidades do distrito, o presidente do Politécnico de Leiria reforçou que a instituição reúne hoje todas as condições para se afirmar como «Uma Universidade plena, sem perdermos a nossa génese atual nem abandonarmos, naturalmente, o ensino politécnico atualmente assegurado pelas nossas Escolas, e que ministre também o ensino universitário, podendo outorgar todos os graus académicos previstos na lei».
A região onde está implantado o Politécnico de Leiria, situada entre Coimbra e Lisboa, com mais de 650 mil habitantes e um PIB superior a 11 mil milhões de euros (cerca de 5,7% do PIB nacional), é a única grande região do país sem uma Universidade.

Por sua vez, Joel Rodrigues, representante dos estudantes, afirmou que a eleição do presidente Carlos Rabadão «permite que o Politécnico de Leiria trilhe um novo caminho, assente em novos objetivos e nova visão para a instituição», salientando, no entanto, que «os estudantes devem ser o centro desta visão e destes objetivos». «É de reforçar a importância de, nas nossas Escolas, implementarmos medidas de combate ao abandono escolar e medidas de promoção de sucesso. Importa abrir a discussão à revisão da nossa oferta formativa, à revisão curricular dos nossos cursos, à flexibilização dos planos de estudos.»

A cerimónia contou também com a intervenção do presidente do Conselho Geral, Pedro Lourtie, que se dirigiu aos novos estudantes: «Aproveitem este tempo de formação da melhor maneira. Aproveitem o conhecimento científico e técnico que os vossos cursos proporcionam. Mas aproveitem também uma participação ativa, na vida do Politécnico, na eleição dos órgãos de gestão, na intervenção nas associações de estudantes, e de muitas outras oportunidades. Participem também na vida local, regional, ou mesmo nacional, em associações, em instituições de solidariedade social, em organizações não governamentais.»


A Sessão Solene de Abertura do Ano Académico 2021/2022 do Politécnico de Leiria contou com a habitual homenagem aos seus colaboradores com mais de 25 anos de serviço e, ainda, com a entrega de prémios, bolsas e distinções a atuais estudantes, diplomados, professores e investigadores do Politécnico de Leiria, nomeadamente: Prémios Politécnico de Leiria – Mérito Ensino Secundário (com o apoio da Caixa Geral de Depósitos); Prémio Ensino Magazine; Distinção Alumni Politécnico de Leiria e Prémios I&D+i Politécnico de Leiria.

Na cerimónia foi entregue um título honorífico Professor Honoris Causa, a título póstumo, ao Mestre Jorge Estrela, pelas suas realizações para a promoção das artes e da cultura da cidade de Leiria, pela sua dedicação à investigação e partilha do conhecimento, nomeadamente em áreas como o Urbanismo, a História, a Museologia e a Mitologia, e pelos seus contributos enquanto intelectual e artista plástico.

O Politécnico de Leiria atribuiu ainda o Diploma de Instituição de Mérito Socioprofissional à ACILIS – Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo da Região de Leiria.

A Sessão fechou com “chave de ouro”, tendo contado com a atuação de Nuno Santos, com “Um violino nos locais mais improváveis”.

»» Despacho Dispensa de Serviço Sessão Solene 2022/2023
Obrigado pela presença de todos!