
Desenvolvimento de Jogos Digitais | Digital Games Development
Desenvolvimento de Jogos Digitais | Digital Games Development
Apresentação do curso
O Mestrado em Desenvolvimento de Jogos Digitais tem como objetivo formar profissionais qualificados na área dos videojogos, nomeadamente, artistas de jogos, programadores de jogos e investigadores académicos, promovendo a transferência de conhecimento para a indústria de videojogos nacional e internacional. Os estudantes necessitam de escolher duas de quatro unidades curriculares, tanto no 1.º como no 2.º semestre, e uma de duas unidades curriculares no 3.º semestre. Estas unidades curriculares estão categorizadas em duas áreas principais de desenvolvimento de jogos: Programação de Jogos e Arte de Jogos 3D.
Este programa multidisciplinar fomenta sinergias entre várias áreas de estudo, enfatizando tanto a teoria académica como a prática profissional, a aprendizagem orientada para projetos e a colaboração transdisciplinar.

Coordenador do curso
Maria Eduarda Moreira Abrantes Ferreira da Silva
coord.mdgd.estg@ipleiria.pt
Escola
Cidade
Idioma
Regime
Duração
Vagas
Contingente geral e internacional: 40
Registo DGES

Objetivos
O curso tem como objetivos gerais:
- Incentivar a formação avançada centrada na inovação, no desenvolvimento e na investigação elevando o nível de criação na área do desenvolvimento de jogos digitais.
- Incentivar recém-licenciados em áreas científicas de jogos digitais ou em áreas afins a efetuar investigação em desenvolvimento de jogos digitais.
- Elevar a formação na área do desenvolvimento de jogos digitais para que existam formados capazes de ocupar quadros superiores contribuindo para o crescimento desta indústria a nível nacional e internacional.
- Fomentar a interdisciplinaridade, o desenvolvimento da criatividade e o domínio das tecnologias na área do desenvolvimento dos jogos digitais.
- Proporcionar formação artística, técnica e científica em 2 das áreas principais do desenvolvimento de jogos digitais jogos digitais – arte digital e programação de jogos, envolvendo Artes Visuais e Ciências Informáticas. Os objetivos são focados na especialização destas 2 áreas, com abordagens paralelas essenciais para a criação de jogos digitais.
- Game Programmer
- Games Artificial Intelligence Programmer
- Virtual Reality/Augmented Reality Developer
- Games Network Programmer
- Game Tools Programmer
- Mobile Games Programmer
- Technical Artist
- 3D Artist
- 3D Animator
- 3D Character Animator
- UX/UI Designer for Games
- Art Director

Plano curricular
- 1. ano | Tronco Comum
- 1. ano | Programação de Jogos (Game Programming)
- 1. ano | Arte de Jogos 3D (3D Game Art)
- 2. ano | Tronco Comum
- 2. ano | Programação de Jogos (Game Programming)
- 2. ano | Arte de Jogos 3D (3D Game Art)
Código | Nome | Semestre | ECTS | Duração |
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Game Studies | 1S | 6 | 45 h | |
Esta unidade curricular tem como objetivo promover a análise dos jogos a partir de uma variedade abrangente de ângulos e aplicações, desde uma abordagem conceptual e crítica, com o objetivo de obter uma compreensão profunda do papel dos jogos na sociedade. Conteúdo Programático
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Game and Level Design | 1S | 6 | 45 h | |
Esta unidade curricular tem como objetivo fornecer o conhecimento, os métodos e as ferramentas para criar videojogos envolventes e eficazes. Através de técnicas de design sistemáticas, os alunos aprenderão a construir e comunicar novas ideias de jogos de forma eficaz. Conteúdo Programático 1. Game Concepts 1.1. Video Games for Usability and Playability 1.2. The Game Development Life Cycle 1.3. Storytelling and Narrative Pacing 2. Game Design 2.1. Fundamentals of Game Design Theory 2.2. Design Choices Based on Design Theory 2.3. Conceptualising Game Mechanics and Gameplay 2.4. Player Feedback Mechanisms 2.5. Creation of Game Design Documents 3. Level Design 3.1. Level Design Workflow 3.2. Fundamentals of Composition in Level Design 3.3. Efficiency in Level Design 4. Video Game Prototyping 4.1. Methods for Prototyping Game Concepts 4.2. Visual Scripting Languages Within a Game Engine 4.3. Developing Game Mechanics Within a Game Engine | ||||
Immersive and Automated Sound Design | 1S | 6 | 45 h | |
Esta unidade curricular tem como objetivo aumentar a proficiência em técnicas avançadas de áudio para jogos, com foco em áudio espacial e síntese sonora. Conteúdo Programático 1. Spatial Sound 1.1. Ambisonics reproduction and recording 1.2. Binaural and advanced acoustics for digital games 1.3. Binaural and Ambisonics for Virtual Reality 2. Interactive sound and sound synthesis 2.1. Audio file playback control 2.2. Sound synthesis and sound processing 2.3. I/O: MIDI, OSC, Sensors 2.4 Sound synthesis and processing applied to digital games 2.5 Sound synthesis and processing for interactive installations. 3. Audio for digital games 3.1 Music Systems 3.2 Ducking 3.3 Optimization | ||||
UI / UX Design | 2S | 6 | 45 h | |
Esta unidade curricular foca-se em metodologias de design centradas no utilizador, aplicadas ao processo de criação digital de interfaces de utilizador para jogos digitais. Os alunos compreenderão como conceptualizar e criar interfaces de utilizador, seguindo as melhores práticas de design de experiência do utilizador (UX) e design de interface de utilizador (UI), bem como proporcionar consistência e usabilidade à UI, oferecendo a melhor experiência possível – visual e auditiva. Novas fronteiras do design de interface de utilizador para jogos digitais serão exploradas, tentando descobrir novas oportunidades para aumentar a experiência digital de um jogador enquanto joga, explorando novas tecnologias e tópicos críticos. Conteúdo Programático 1. User Interface Design for Digital Games: Theories and Practice 2. New Frontiers of User Interface Design 3. Immersive User Interfaces 4. Immersive Tutorials 5. User Research 6. Inclusive UI/UX in Digital Games 7. User Experience Design (UX) 8. Mockups, Flow and Interaction Prototyping 9. User Interface Design (UI) 10. Visual Design – UI Kit 11. Animation and Sound for User Interfaces | ||||
Immersive Games | 2S | 6 | 45 h | |
Esta unidade curricular tem como objetivo aprofundar as mais recentes tecnologias imersivas para explorar uma visão mais ampla dos jogos e da sociedade. Utilizando tecnologias imersivas como AR/VR, os alunos aprenderão as bases para criar jogos para uma variedade de propósitos. Conteúdo Programático 1. Immersive Interactive Experiences 1.1. The Human Senses 1.2. Immersive Game Design 1.3. Immersive Narratives 2. VR Technologies 2.1. VR Equipment 2.2. Visualization Techniques 2.3. VR Experience Design 2.4. Interaction in VR 2.5. Critical Analysis and Evaluation 3. AR Technologies 3.1. Tools for AR Development 3.2. AR Experience Design 3.3. Key Aspects of AR for Game Creation | ||||
Technical Art | 2S | 6 | 45 h | |
Esta unidade curricular tem como objetivo combinar as habilidades artísticas dos alunos com as competências técnicas de gráficos por computador. Este curso adota uma abordagem prática para facilitar o trabalho em equipa entre designers de jogos, programadores e artistas na linha de produção de jogos, assim como aumentar a proficiência na pipeline de gráficos. Conteúdo Programático 1. Technical Art Fundamentals 1.1. The Roles of a Technical Artist 1.2. Production Pipeline from Concept to Engine 1.3. Workflow Guidelines across the Production Process 2. Fundamentals of Graphics Pipelines 2.1. Real-time Visual Effects Techniques 2.2. Shader Fundamentals 2.3. Introduction to Scripting 3. Technical Tools 3.1. Technical Art Procedures and Methodologies 3.2. Procedural Tools for Real Time Game Mechanics 3.3. World Building Techniques 4. Optimization and Efficiency 4.1. Automating the Asset Pipeline 4.2. Human Error and Redundant Task Analysis 4.3. Optimal Performance of the Game’s Assets |
Código | Nome | Semestre | ECTS | Duração |
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3D Game Programming | 1S | 6 | 45 h | |
Esta unidade curricular pretende fornecer um conhecimento sólido sobre os pilares básicos do desenvolvimento de jogos, apoiado pelo uso de um motor de jogo 3D contemporâneo. Conteúdo Programático 1. Contemporary Game Engines 2. Game Engines Lifecycle 3. Games Physics 3.1. Collisions and Triggers 3.1. Rigid Body Dynamics 4. Notions of Event-Based Programming 5.Multimodal Input Systems 6. Programming Character Animation 6.1. State Machines 6.2. Blend Spaces 6.3. Rigged Meshes 7. User Interface 8. Audio | ||||
Game Network Programming | 1S | 6 | 45 h | |
Esta unidade curricular pretende fornecer conhecimentos em tópicos avançados de desenvolvimento de jogos, com foco na construção de redes de jogos para suportar jogos multijogador. Além disso, este curso pretende fornecer conhecimentos sobre o uso de C++ como linguagem de programação aplicada ao desenvolvimento de jogos. Conteúdo Programático 1.Game Programming with C++ 2. Procedural Animation 2.1. Ragdolls 2.2. Inverse Kinematics 3. Performance Analysis 3.1. Games Profiling 3.2. Optimization Techniques for Games 4. Plugin Development 5. Multiplayer Game Development and Networking 5. Anti-Cheat Engineering | ||||
Multiplatform Game Development | 2S | 6 | 45 h | |
Esta unidade curricular pretende fornecer conhecimentos para a criação de jogos para diferentes plataformas de desenvolvimento, como dispositivos móveis e XR, apoiado pela exploração de tópicos avançados de programação de jogos utilizando um motor de jogo contemporâneo. Conteúdo Programático 1.Multiplatform Game Development 2. Notions of Game Programming Design Patterns 3. Notions of Mobile and XR Development 4. Programming Standards and Best Practices 5. GameObject Component System 6. Entity Component System 7. Code Architecture 7.1. MonoBehavior based 7.2. Scriptable Objects based 8. Immersive Audio | ||||
Artificial Intelligence for Games | 2S | 6 | 45 h | |
Esta unidade curricular tem como objetivo fornecer conhecimentos sobre a utilização de Inteligência Artificial aplicada ao desenvolvimento de jogos. Os alunos utilizarão um motor de jogo contemporâneo, suas ferramentas e C++ como linguagem de programação para o desenvolvimento de jogos. Conteúdo Programático 1. AI Technologies for Games 2. Intelligent agents 2.1. Sensing and Perception 2.2. Decision Making 3. Pathfinding (Nav Mesh Navigation) 4. Behaviour trees and Blackboards 5. Search Algorithms 6. Minimax algorithm and alpha-beta pruning 7. Genetic Algorithms and Neural Networks 8. Notions of Flocking and Herding Behaviours |
Código | Nome | Semestre | ECTS | Duração |
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Environment Art | 1S | 6 | 45 h | |
Nesta unidade curricular o aluno obterá uma compreensão aprofundada da criação de ambientes para jogos digitais, adquirindo um conhecimento mais profundo de texturização, escala, perspetiva e iluminação. O aluno obterá as competências necessárias para criar cenários complexos, layouts, acessórios e ambientes. Conteúdo Programático 1.Introduction and Blocking Out 2. Concept Art – Environment and objects 3. Greyboxing and Modeling Composition Techniques 4. Game Engine – Lighting: Artificial and Real 5. Tileable Textures 6. Baking and Unwrapping 7. Details 8. Blender and Environment Art 9. Photogrammetry 10. Decals and Their Uses 11. Post Process Effects | ||||
Animation for Games | 1S | 6 | 45 h | |
Nesta unidade curricular o aluno obterá uma compreensão aprofundada da animação para jogos digitais, adquirindo um conhecimento mais profundo sobre como aplicar teorias de animação, compreendendo o processo de trabalho para implementá-las num motor de jogo, ao mesmo tempo que torna um personagem mais vivo e dinâmico através de técnicas de animação que podem ser aplicadas a outros objetos do jogo. Conteúdo Programático 1. Animation and Games 2. Animation Theories and Game Design: Weight, Timing and Spacing 3. In-Game Animation Workflow 4. Script, Storyboarding and Animatic 5. Body Mechanics 6. Character Animation 7. Rigging for Game Engines 8. Keyframe vs. Motion Capture Animation 9. Adding Animated characters to a Game Engine 10. Performance Optimization, Interaction and Refinement | ||||
Character Art | 2S | 6 | 45 h | |
Nesta unidade curricular o aluno obterá uma compreensão aprofundada da criação de personagens 3D de alta qualidade para jogos digitais, adquirindo um conhecimento mais profundo sobre proporções, anatomia, personalidade, modelagem, texturização e iluminação. O aluno obterá as competências necessárias para criar personagens complexos e integrá-los num motor de jogo. Conteúdo Programático 1. Introduction to Character Art Workflow for Digital Games 2. Character Concept Art – Adapt to Different Visual Styles 3. Character Sheet 3. Hi-res Sculpting 4. Adding Details: Hair, Clothing 5. Retopology / Low Resolution modelling, UV Layout 6. Assembling / Baking 7. Painting / Texturing / PBR workflow 8. Camera setup, Lighting and Rendering 9. Apply to a Game Engine | ||||
Character Animation | 2S | 6 | 45 h | |
Nesta unidade curricular o aluno obterá uma compreensão aprofundada da animação de personagens 3D de alta qualidade para jogos digitais, adquirindo um conhecimento mais profundo sobre personalidade, peso, carisma, emoção e coreografia através de métodos de animação. O aluno obterá as competências necessárias para animar personagens complexos e usá-los no Unreal Engine. Conteúdo Programático 1. Posing for Games 2. Real-World Weight, Physics and Object Interaction 3. Dynamic Motions – Rhythm, Balance 4. Advanced Body Mechanics, actions and reactions performances 5. Animation Asset Creation for Gameplay 6. Animation Combos – Combining a Sequence of Animations 7. Choreography for Multiple Characters: Combat, Takedowns 8. Pantomine Animation 9. Facial Animation Setup and Lip-sync Animation 10. Camera setup, Lighting and Rendering |
Código | Nome | Semestre | ECTS | Duração |
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Research Methods for Games | 1S | 6 | 45 h | |
Esta unidade curricular tem como objetivo promover o desenvolvimento de competências como escrita científica, design metodológico, comunicação científica e oportunidades de investigação. Aumentando a consciência sobre a relevância da dimensão ética e no desenvolvimento de padrões de prática consistentes com as melhores práticas de investigação na área do desenvolvimento de jogos. Conteúdo Programático 1. Scientific Writing and Communication 1.1. Structural Components of Scientific Documents 1.2. Bibliographic Citation Procedures and Techniques 1.3. Critical Review in Games Research 1.4. Game Research Project Communication 2. Methodological Design and Research 2.1. Research Objectives, Questions, and Hypotheses 2.2. Methodological Designs 2.3. Research Validity 3. Collecting, Analysing and Presenting Data 3.1. Techniques and Instruments of Data Collection 3.2. Questionnaire Formulation 3.3. Data Analysis 4. Reflection and Ethical Awareness 4.1. Games in Research 4.2. Ethical Considerations in Research 4.3. Ethical Procedures in Games Research | ||||
Internship / Project / Thesis | 1S e 2S | 46 |
Código | Nome | Semestre | ECTS | Duração |
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Game Programming Project | 1S | 8 | 60 h | |
Nesta unidade curricular o aluno aplicará os conhecimentos adquiridos para desenvolver um projeto utilizando um motor de jogo contemporâneo que poderá ser apresentado no seu portfólio, com foco na programação de jogos. Conteúdo Programático 1.Production Pipeline for Game Programmers 2. Notions of Game Project Management 3. Notions of Post-Launch Games Research 4. Conventions 4.1. Project Structure 4.2. Organization and Naming Conventions 5. Source Code Management 5.1. Version Control Technologies 5.2. Integration and Cloud Platforms 6. Development of a Digital Game Project 6.1. Game Mechanics 6.2. Game Systems 6.3. Game Physics 6.4. Animation Programming 6.5. AI Programming 6.6. UI Programming |
Código | Nome | Semestre | ECTS | Duração |
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Game Art Project | 1S | 8 | 60 h | |
Nesta unidade curricular o aluno aplicará os conhecimentos adquiridos no curso para realizar um projeto que possa ser apresentado no seu portfólio. O objetivo principal é criar um Projeto de Arte de Jogo, incluindo Concept Art, Modelação 3D, Animação 3D e Som. O aluno tem 2 opções:
O conteúdo será relacionado e adaptado ao projeto de cada aluno. Dependendo do tipo de projeto escolhido, Game Design, Level Design e User Experience podem ser aplicados à secção de Pré-Produção do programa (syllabus); User Interface Design pode ser aplicado à Produção do programa (syllabus). Conteúdo Programático 1.Production Pipeline for Game Artists 2. Notions of Game Project Management 3. Pitch the idea, Define the Scope 4. Pre-Production 4.1. Narrative, Moodboards, Concept Art, Character Sheets 4.2. Blocking Out 4.3. Greyboxing and Modeling 5. Production 5.1. Character Modeling/Sculpting 5.2. Texturing and Materials 5.3. Prepare objects for Game Engine 5.4. Storyboarding 5.5. Rigging and Animation 5.6. Effects and Particle Systems 5.7. Sound Design 5.8. Integrating in a Game Engine 5.9. Lighting 5.9.1 Testing |
Condições de acesso
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal nas áreas científicas de Jogos Digitais, de Engenharia Informática, de Design Multimédia, de Design Gráfico e em áreas afins;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.o ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, nas áreas identificadas na alínea a);
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, nas áreas identificadas na alínea a);
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Tecnologia e Gestão.
Estudante internacional
Todas as informações relacionadas com a candidatura do Estudante Internacional ao Politécnico de Leiria devem ser consultadas na página de Candidaturas de Estudantes Internacionais.
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal nas áreas científicas de Jogos Digitais, de Engenharia Informática, de Design Multimédia, de Design Gráfico e em áreas afins;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.o ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, nas áreas identificadas na alínea a);
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, nas áreas identificadas na alínea a);
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Tecnologia e Gestão.
Estudante internacional
Todas as informações relacionadas com a candidatura do Estudante Internacional ao Politécnico de Leiria devem ser consultadas na página de Candidaturas de Estudantes Internacionais.
Edital
Edital 2025 2v (PT Doc) / Notice 2025 2v (EN Doc)
Edital 2025 2v (PT Doc) / Notice 2025 2v (EN Doc)
Acreditação
Estado: Acreditado
Nº de anos de acreditação: 2
Data da publicação: 31/07/2024
Acreditação A3ES
Estado: Acreditado
Nº de anos de acreditação: 2
Data da publicação: 31/07/2024
Acreditação A3ES
Candidatura
Depois de escolheres o curso confirma no botão como me candidato a opção que se adequa ao teu perfil.
Taxa de candidatura
60€
60€
Taxa de matrícula/inscrição
Contingente geral: 50€*
Contingente estudante internacional: 100€*
*Inclui seguro escolar
Contingente geral: 50€*
Contingente estudante internacional: 100€*
*Inclui seguro escolar
Propina anual
Contingente geral: 1140€
Contingente estudante internacional: 3000€
Contingente geral: 1140€
Contingente estudante internacional: 3000€