Politécnico de Leiria Formaliza Consignação da Obra de Substituição do Revestimento em Fibrocimento da ESECS
Realizou-se no dia 17 de fevereiro de 2025, a cerimónia de consignação da obra de substituição do revestimento em fibrocimento da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria. A intervenção vai transformar a Escola num espaço moderno, adaptado às atuais necessidades, disponibilizando maior conforto para todos os seus utilizadores.
A obra compreende a retirada do amianto e substituição integral do revestimento, quer da cobertura, quer das fachadas, e de todos os vãos envidraçados, numa área total de 7.700 metros quadrados. Estão ainda previstos trabalhos de melhoria em infraestruturas existentes, nomeadamente nos sistemas de drenagem de águas pluviais, contribuindo para uma maior eficiência energética do edifício, além do reforço da segurança.
A intervenção, com uma duração prevista de quatro meses, representa um investimento de cerca de três milhões de euros, financiados através do Fundo de Reabilitação e Conservação Patrimonial, e ainda de receitas próprias do Politécnico de Leiria.
A nova solução arquitetónica a ser implementada tem em consideração o cariz do edifício, ligado à educação, formação, conhecimento, investigação e inovação, assentando no conceito de “teia do conhecimento”.
Materializada por uma malha metálica distendida, esta teia unirá os vários volumes que compõem o edifício, dando uma sensação de movimento e oferecendo uma nova e moderna identidade ao edifício existente. O edifício irá também destacar-se pelo sistema de iluminação, composto por fitas LED em tons de azul, revelando, durante a noite, uma dinâmica e uma vida própria, transmitindo que este é efetivamente um lugar ‘vivo’.
A aproximar-se dos 3000 estudantes, a Escola possui uma oferta formativa cada vez mais abrangente em diversos níveis de ensino, e em diferentes áreas de especialidade, que se concretiza atualmente através da promoção de Cursos Técnicos Superiores Profissionais, através das Licenciaturas, dos programas de Mestrado e de Pós-Graduação, num total de 40 cursos.


