III Jornadas Pedagógicas
As Jornadas Pedagógicas do Politécnico de Leiria são um espaço de encontro, partilha e desenvolvimento pessoal dos docentes.
Nesta 3.ª edição promoveu-se a partilha de experiências, discussão e refleção sobre tópicos importantes para a melhoria dos processos e metodologias de ensino-aprendizagem, com vista ao sucesso académico dos estudantes.
As III Jornadas Pedagógicas, que se realizaram nos dias 9 e 10 de julho de 2018, na Escola Superior de Saúde (ESSLei), são uma iniciativa conjunta da Presidência do Politécnico de Leiria e dos Conselhos Pedagógicos das suas cinco escolas.
* Inscrição exclusiva para a comunidade do Politécnico de Leiria

Programa
09 julho
09h30
Receção dos participantes – Auditório ESSLei
09h45 > 10h00
Sessão de abertura
10h00 > 11h00
Sessão plenária
Moderador: Isabel Pereira
“Implementação dos processos de Design Thinking nas práticas pedagógicas“
Sofia Martins (IADE-EU e ULHT-Lisboa)
11h00 > 11h30
Intervalo para café
11h30 > 13h30
Partilha de Práticas
Moderador: Carla Lopes (ESTG)
- “Resiliência nos estudantes do ensino superior“
Cristina Queiroz (ESSLei) - “Encenação de uma aula“
Andrzej Kowalski (ESECS) - “Da sala de aula para a Vida: ferramentas para o desenvolvimento da criatividade”
Marta Caetano (ESTM) - “Gerir e inovar no público: uma partilha através da metodologia de projeto”
Filomena Carvalho, Francisco Loureiro e Sónia Pinto (ESTG) - “Procurando uma história, encontrando um caminho – Criação de ilustração tátil expressiva a partir de técnicas oficinais de impressão”
Nuno Fragata (ESAD.CR)
11h30 > 13h30
Oficina de formação 1
“Inovação pedagógica: sala de aula (d)i(n)vertida“
Paula Cardoso e Laura Chagas (ESTM)
13h30 > 14h30
Intervalo para almoço
14h30 > 16h30
Partilha de Práticas
Moderador: Rui Leal (ESAD.CR)
- “Ensinar línguas estrangeiras numa turma intercultural“
Romain Gillain (ESECS) - “Participação dos estudantes em atividades de Investigação: Projeto Mind & Gait”
Mônica Braúna (ESSLei) - “Aulas práticas de Alojamento em contexto real”
Cátia Malheiros e Ana Filipa Ferreira (ESTM) - “Project Based Learning aplicado a algumas UCs na Licenciatura em Jogos Digitais e Multimédia”
Eduarda Abrantes e Catarina Cardoso (ESTG) - “Projeto multidisciplinar em contexto real”
Joana Morais (ESAD.CR)
14h30 > 16h30
Oficina de formação 2
“Adeus PowerPoint, Olá Ludus!” *
Sandro Costa (UED)
*Levar computador pessoal com acesso à internet
14h30 > 16h30
Oficina de formação 3
“Criação de quizzes online (Socrative)” *
Carina Rodrigues (UED)
*Levar dispositivo móvel com acesso à internet, para além de computador pessoal
10 julho
10h00 > 11h00
Sessão plenária
Moderador: Isabel Pereira (ESECS)
“Os axiomas da Comunicação na Educação“
Diana Alves (FPCE-Universidade Porto)
11h00 > 11h30
Intervalo para café
11h30 > 13h30
Partilha de Práticas
Moderador: Ana Luísa Pires (ESTM)
- “Interdisciplinaridade/complementaridade nas tecnologias da saúde – uma visão pedagógica suportada pelas neurociências“
Marlene Rosa (ESSLei) - “Da academia para o ‘mundo’: aprender comunicação com um pé fora da sala“
Catarina Menezes (ESECS) - “Aprender fazendo: uma experiência pedagógica nas aulas de Bioquímica“
Susana Bernardino (ESTM) - “Projeto Re-Criar: uma visão para a ação“
Filomena Carvalho (ESTG), Marlene Sousa, Rui Matos e Tânia Santos (ESECS) - “Ensino e Práticas da Arte da Ilusão do Movimento“
Fernando Galrito (ESAD.CR)
11h30 > 13h30
Oficina de formação 4
“Eu cabulo, tu cabulas, ele decora e nós avaliamos…“
Isabel Simões Dias e Odília Abreu (ESECS)
13h30 > 14h30
Intervalo para almoço
14h30 > 16h30
Partilha de Práticas
Moderador: Luís Luís (ESSLei)
- “Estratégias pedagógicas em educação alimentar“
Cátia Pontes (ESSLei) - “Ajudar e aprender… e aprender a ajudar“
Mário Oliveira (ESECS) - “O novo paradigma da fusão da investigação com o ensino“
Marco Lemos (ESTM) - “PBL-Aprendizagem colaborativa: caso de estudo no TeSP-DWM“
Micaela Esteves, Rosa Matias e Eugénia Bernardino (ESTG) - “O design para debate enquanto prática de reflexão disciplinar“
Carla Cardoso (ESAD.CR)
14h30 > 16h30
Oficina de formação 5
“Como promover e estruturar a participação e o envolvimento dos estudantes na sala de aula“
Marta Fonseca (ESECS)