Vencedor vai representar a instituição na final nacional do Poliempreende

Plataforma online para a educação em sustentabilidade vence concurso regional do Poliempreende

A ‘Quizzability’, uma plataforma online para a educação em sustentabilidade através de questionários interativos, foi a grande vencedora do Concurso Regional da 20ª edição do Poliempreende no Politécnico de Leiria, realizado no dia 25 de junho. O projeto vai agora representar a instituição na final nacional, que se realiza no dia 4 de setembro de 2024, na Universidade da Madeira.
O propósito da ‘Quizzability’ passa por capacitar estudantes e trabalhadores para a sustentabilidade, tornando a aprendizagem envolvente e acessível, através de um método pedagógico eficaz e retentivo. O projeto prevê o desenvolvimento de uma ferramenta baseada em Inteligência Artificial, experiências de aprendizagem individualizadas com base em relatórios e informações atualizadas em tempo real, assim como perguntas e conteúdos adaptados às necessidades de cada utilizador.
O projeto pretende trabalhar, numa fase inicial, com vários mercados, tendo um potencial de cerca de 142 milhões de utilizadores. O projeto ambiciona alcançar 2,2 milhões de utilizadores (1,5% do mercado potencial) até ao final de 2029.
A equipa da ‘Quizzability’, composta por Narciso Antunes, fundador e diplomado do Politécnico de Leiria no curso de Marketing, Jenny Souto, Luís Preto, Margarida Pereira, Beatriz Almeida, Ben Fierce e Ed Urunsak, recebeu um prémio monetário no valor de 2.000 euros.

Nuno Almeida (Pró-Presidente), Narciso Antunes (Vencedor do Concurso Regional), Clara Burgos (Diretora dos Serviços de Apoio à Investigação e Desenvolvimento)

Em segundo lugar ficou o projeto ‘Pastelaria Nutritiva’, que visa o desenvolvimento de produtos com elevados valores nutricionais e que tenham em atenção uma alimentação saudável. O objetivo do projeto é a criação de produtos de pastelaria, nutritivos, de fácil preparação, pouco processados, sem açúcares adicionados e que vão ao encontro das necessidades nutritivas infantis e de pessoas diabéticas que queiram ‘adoçar’ a boca. A equipa, constituída por Beatriz Canaverde e Patrícia Gameiro, estudantes de Engenharia Alimentar, foi premiada com 1.500 euros.

Na edição de 2024 do concurso regional do Poliempreende foram apresentados seis projetos, desenvolvidos por 14 participantes, entre estudantes, diplomados e elementos externos.

o terceiro prémio, de 1.000 euros, foi entregue ao projeto ‘Pentágono’, que objetiva o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro lúdico e terapêutico, com o propósito de gerar no seu utilizador competências psicossociais e desenvolvimento pessoal. Fortalecendo relações dentro e fora do jogo, esta ferramenta, com base científica, pretende dar aos seus utilizadores noções de como funcionam os traços de personalidade de cada um. A equipa foi constituída por Alice Pereira, estudante do mestrado em Design do Produto e diplomada em Multimédia pelo Politécnico de Leiria.

Album de Fotografias do Concurso Regional Poliempreende

O Poliempreende é o maior projeto, em rede, de instituições de ensino superior (politécnicos, escolas superiores não integradas e escolas politécnicas das universidades), que pretende fomentar a cultura empreendedora, a promoção da criatividade e de ideias inovadoras, valorizando o conhecimento criado por todos os que participam. Ao longo das várias edições do Poliempreende, o Politécnico de Leiria contou já com mais de 889 participantes e 67 mil euros de prémios atribuídos.