7 de fevereiro | Museu de Leiria
Conferência Aprender com os Jovens a Cultura e a Educação Artística Rumo à Democracia Cultural
No dia 7 de fevereiro (14h30 – 18h30), no Museu de Leiria e via streaming, terá lugar a Conferência e Ação de Formação “Aprender com os Jovens a Cultura e a Educação Artística Rumo à Democracia Cultural”, coorganizada pelo Plano Nacional das Artes, a Cátedra UNESCO em Gestão das Artes e da Cultura, das Cidades e da Criatividade do Politécnico de Leiria, a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha e o Laboratório de Investigação em Design e Artes (LIDA).
O propósito do evento é apresentar e disseminar o processo em curso de envolvimento e consulta dos jovens para a redação de uma adenda à Carta do Porto Santo – documento que não só defende que a cultura e a educação desempenham um papel fundamental no fortalecimento das democracias, na promoção da cidadania ativa e na defesa dos direitos humanos, como reconhece o papel essencial dos jovens como agentes ativos e apela à sua colaboração com profissionais da educação e da cultura.
A abertura da sessão será marcada pelas intervenções de Anabela Graça, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Leiria, João dos Santos, titular da Cátedra UNESCO em Gestão das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade do Politécnico de Leiria e Sara Brighenti, comissária do Plano Nacional das Artes.
Seguem-se o debate em torno do tema ‘Aprender com os jovens’ e a apresentação de Lígia Afonso, professora da ESAD.CR nomeada para a delegação nacional à Conferência Mundial da UNESCO. O evento conta ainda com a exposição da socióloga Carlota Quintão, sobre o método ‘Mandar a quem manda’, e uma apresentação dos ‘Cadernos reivindicativos e exposição sobre direitos culturais’ produzidos pelos estudantes da ESAD.CR, sob orientação do professor Rui Matoso. O encerramento estará a cargo de Sara Brighenti e Lígia Afonso.

As perspetivas e recomendações dos jovens, particularmente nas áreas da educação e da cultura e no que diz respeito aos direitos culturais e à democracia cultural, são centrais para a conceção de políticas globais que visam a promoção de sociedades justas, inclusivas, pacíficas e sustentáveis.
Paralelamente, entre 13 e 15 de fevereiro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, irá decorrer a Conferência Mundial da UNESCO sobre Educação Cultural e Artística. Lígia Afonso, professora na ESAD.CR e investigadora do LIDA do Politécnico de Leiria irá integrar a delegação portuguesa, liderada pelo ministro da Educação, João Costa.
O evento reunirá os ministros da Cultura e da Educação de todo o mundo, com vista à adoção de um Quadro para a Educação Cultural e Artística, assim como agências relevantes das Nações Unidas, as organizações intergovernamentais e as redes e parceiros da UNESCO no domínio da Cultura e da Educação, para a partilha de práticas e ideias inovadoras, com vista ao reforço de uma aliança global para a Educação Cultural e Artística.