Educação STEM
Conteúdo do curso
Candidaturas abertas de 9 de dezembro de 2024 a 15 de janeiro de 2025
Apresentação do curso
A Educação STEM, acrónimo inglês que designa quatro das principais áreas de conhecimento (S – Science; T – Technology; E – Engineering; e M – Mathematics), tem emergido como um campo crucial para preparar os estudantes com habilidades e conhecimentos necessários para enfrentar os desafios do século XXI. Como tal, a Pós-Graduação em Educação STEM destina-se a profissionais que pretendam desenvolver os seus conhecimentos e competências profissionais no domínio da educação STEM, capacitando-os para ensinar, envolver e inspirar de forma mais eficaz uma população diversificada de alunos.
O currículo desta Pós-Graduação centra-se na interligação e integração de conceitos de matemática, ciências, tecnologia e engenharia em todas as disciplinas, facilitando uma compreensão mais alargada da natureza interdisciplinar das STEM e um conhecimento mais profundo das abordagens pedagógicas integradoras nesta(s) área(s).
A Pós-Graduação em Educação STEM dirige-se a educadores e professores que procurem preparar os seus alunos para se tornarem cidadãos ativos e informados num mundo cada vez mais tecnológico e complexo. Permitirá construir as bases educativas para futuras carreiras relacionadas com as áreas STEM, envolvendo os alunos em investigações autênticas, na resolução de problemas do mundo real, no pensamento crítico e criativo, na colaboração produtiva e na comunicação eficaz, a partir da mobilização de conhecimentos científicos e tecnológicos.
Coordenador do curso
(em atualização)
Escola
Cidade
Idioma
Regime
Duração
Vagas
25

Objetivos
A Pós-Graduação em Educação STEM pretende aprofundar e desenvolver competências que visem o recurso a práticas inovadoras e inclusivas nas áreas STEM, numa perspetiva de inovação pedagógica e profissional. Tem como principais objetivos:
- promover uma compreensão holística e abrangente da educação STEM;
- desenvolver competências para promover a educação STEM através da integração curricular interdisciplinar e de abordagens pedagógicas inovadoras;
- capacitar os participantes de conhecimentos e competências para aplicar a tecnologia e o trabalho de projeto na resolução de problemas em áreas STEM;
- promover o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de liderança;
- desenvolver um espírito de inovação na promoção da educação STEM nas escolas, preparando os alunos como futuros profissionais de carreiras promissoras do século XXI;
- mobilizar competências para, a partir da análise do contexto, desenhar, implementar e avaliar projetos STEM;
- promover a equidade e a inclusão na educação STEM, atendendo às necessidades de estudantes de diferentes origens e habilidades.
Plano curricular
Condições de acesso
Podem candidatar-se:
- Titulares do grau de licenciado.
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado;
- Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização do curso de pós-graduação, mesmo que não sejam titulares de uma licenciatura;
- Estudantes que estejam em fase de conclusão do curso de licenciatura, que declarem esse facto na candidatura.
Observação: Os candidatos em fase de conclusão de licenciatura admitidos condicionalmente só serão colocados se, na data em que se verificar a comprovação da condição, existirem vagas.
Podem candidatar-se:
- Titulares do grau de licenciado.
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado;
- Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização do curso de pós-graduação, mesmo que não sejam titulares de uma licenciatura;
- Estudantes que estejam em fase de conclusão do curso de licenciatura, que declarem esse facto na candidatura.
Observação: Os candidatos em fase de conclusão de licenciatura admitidos condicionalmente só serão colocados se, na data em que se verificar a comprovação da condição, existirem vagas.
Edital
Mais informações
Plano de Estudos
Despacho n.º 8491/2024, DR n.º 145 – 2S, de 29 de julho
A Pós-Graduação contempla aulas presenciais e aulas síncronas (aos sábados) e atividades assíncronas, que facilitam uma gestão flexível no tempo e no espaço do trabalho a desenvolver.
Contatos:
academicos@ipleiria.pt
Plano de Estudos
Despacho n.º 8491/2024, DR n.º 145 – 2S, de 29 de julho
A Pós-Graduação contempla aulas presenciais e aulas síncronas (aos sábados) e atividades assíncronas, que facilitam uma gestão flexível no tempo e no espaço do trabalho a desenvolver.
Contatos:
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Candidatura
Depois de escolheres o curso confirma no botão como me candidato a opção que se adequa ao teu perfil.
Taxa de candidatura
60€
60€
Taxa de matrícula/inscrição
50€*
*Inclui Seguro Escolar
50€*
*Inclui Seguro Escolar
Investimento
230€
230€