
Marketing e Promoção Turística
Marketing e Promoção Turística
Apresentação do curso
O Mestrado visa proporcionar uma formação profissionalizante e especializada em marketing aplicado ao turismo. Para além de oferecer um aprofundamento dos conhecimentos, o curso permite a operacionalização dos conceitos e a aplicação prática de ferramentas de gestão na tomada de decisões no exercício de funções na área de Marketing e Promoção Turística.
Coordenador do curso
Júlia Fragoso da Fonseca
julia.fonseca@ipleiria.pt
Código
Escola
Cidade
Idioma
Regime
Duração
Vagas
Contingente geral e internacional: 30
Registo DGES

Objetivos
- Dominar os conceitos, princípios e técnicas do marketing relacional e compreender a sua aplicação ao Setor Turístico;
- Compreender e interpretar as tendências de evolução do consumo no turismo;
- Conceber e implementar estratégias de marketing relacional;
- Perspectivar o marketing relacional de forma estratégica e operacional;
- Identificar os diferentes modelos utilizados na elaboração das políticas de comunicação dos destinos turísticos.
Plano curricular
- 1° Ano | Tronco comum
- 2° Ano | Tronco comum
Código | Nome | Semestre | ECTS | Duração |
---|---|---|---|---|
Estudos de Mercado | S1 | 5 | 1º Ano | |
1. Introdução à investigação de mercados: | ||||
Metodologias de Investigação | S1 | 5 | 1º Ano | |
[P1] Objetivos e características da metodologia científica; | ||||
Promoção e Comunicação Digital | S1 | 5 | 1º Ano | |
i. A evolução e transformações sofridos pelo marketing em vista da realidade digital | ||||
Promoção nos Mercados Turísticos | S1 | 5 | 1º Ano | |
1. O Turismo | ||||
Seminários I | S1 | 5 | 1º Ano | |
Conteúdos programáticos definidos, em grande parte, pelos oradores, casuisticamente convidados e disponíveis para o efeito. Contudo na UC de Seminários os Mestrandos deverão:
| ||||
Comportamento do Consumidor | S1 | 5 | 1º Ano | |
1. Estudo do comportamento do consumidor: | ||||
Gestão do Relacionamento com Clientes | S2 | 5 | 1º Ano | |
1. Conceitos introdutórios de Marketing Relacional/ Customer Relationship Management (CRM) | ||||
Imagem dos Destinos Turísticos | S2 | 5 | 1º Ano | |
1. Apresentação e caracterização dos destinos turísticos: | ||||
Legislação e Comércio Internacional | S2 | 5 | 1º Ano | |
1. Introdução | ||||
Marketing e Decisão Estratégica | S2 | 5 | 1º Ano | |
1. O Marketing como ferramenta da operacionalização da estratégia da empresa; | ||||
Seminários II | S2 | 5 | 1º Ano | |
E-Marketing Turístico | S2 | 5 | 1º Ano | |
1. E-Marketing para Turismo: |
Código | Nome | Semestre | ECTS | Duração |
---|---|---|---|---|
Opção Mest. Marketing e Promoção Turística II | A | 60 | A | |
2039213 – Dissertação 2039214 – Projecto 2039215 – Estágio |
Condições de acesso
- Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal, nas áreas do Marketing, do Turismo e, áreas afins
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha, por um Estado aderente a este Processo, nas áreas do Marketing, do Turismo e, áreas afins
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido, como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado, pelo órgão técnico-científico estatutariamente competente, nas áreas do Marketing, do Turismo e, áreas afins
- Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido, como atestando a capacidade para realização deste ciclo de estudos, pelo órgão técnico-científico estatutariamente competente
O reconhecimento a que se referem as alíneas b) a d) do nº 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.
Estudante internacional
Todas as informações relacionadas com a candidatura do Estudante Internacional ao Politécnico de Leiria devem ser consultadas na página de Candidaturas de Estudantes Internacionais.
- Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal, nas áreas do Marketing, do Turismo e, áreas afins
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha, por um Estado aderente a este Processo, nas áreas do Marketing, do Turismo e, áreas afins
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido, como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado, pelo órgão técnico-científico estatutariamente competente, nas áreas do Marketing, do Turismo e, áreas afins
- Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido, como atestando a capacidade para realização deste ciclo de estudos, pelo órgão técnico-científico estatutariamente competente
O reconhecimento a que se referem as alíneas b) a d) do nº 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.
Estudante internacional
Todas as informações relacionadas com a candidatura do Estudante Internacional ao Politécnico de Leiria devem ser consultadas na página de Candidaturas de Estudantes Internacionais.
Edital
Edital 2025 2v
Edital 2025 2v
Acreditação
Estado: Acreditado
Nº de anos de acreditação: 6
Data da publicação: 10-05-2019
Acreditação A3ES
Estado: Acreditado
Nº de anos de acreditação: 6
Data da publicação: 10-05-2019
Acreditação A3ES
Mais informações
Plano de estudos
Despacho n.º 8118/2011 D .R. n.º 110, 2ª série II de 07-06-2011
Plano de estudos
Despacho n.º 8118/2011 D .R. n.º 110, 2ª série II de 07-06-2011
Candidatura
Depois de escolheres o curso confirma no botão como me candidato a opção que se adequa ao teu perfil.
Taxa de candidatura
60€
60€
Taxa de matrícula/inscrição
Contingente geral: 50€*
Contingente estudante internacional: 100€*
*Inclui seguro escolar
Contingente geral: 50€*
Contingente estudante internacional: 100€*
*Inclui seguro escolar
Propina anual
Contingente geral 1140€
Contingente estudante internacional 3000€
Contingente geral 1140€
Contingente estudante internacional 3000€