
Produtos de Apoio em Saúde
Produtos de Apoio em Saúde
Apresentação do curso

O TeSP em Produtos de Apoio em Saúde pretende ser um curso inovador que capacita os seus profissionais para o aconselhamento, disponibilização (de acordo com prescrição/recomendação) e manutenção de Produtos de Apoio em Saúde, baseados numa política nacional, integrada e transversal que compensa e/ou atenua limitações e restrições de pessoas com deficiência ou incapacidade, permanente ou temporária.
Não descuidamos a vertente de atendimento ao público, pois é parte fundamental na interligação das valências técnicas do profissional com a comunidade, no âmbito do aconselhamento, disponibilização e manutenção básica de Produtos de Apoio em Saúde, necessários na promoção da autonomia e qualidade de vida da pessoa/utente. Acreditamos que o profissional oriundo desta formação poderá integrar empresas de desenvolvimento e comercialização de dispositivos para a promoção da saúde e funcionalidade.
O Politécnico de Leiria dispõe de uma estrutura de apoio à investigação e formação em Produtos de Apoio em Saúde, o aTOPlab – Assistive Technology and Occupational Performance Laboratory. Espreita o que vamos fazendo na nossa galeria de fotografias:
















Coordenador do curso
Jaime Emanuel Moreira Ribeiro
coord.pas.tesp.ess@ipleiria.pt
Código
Escola
Cidade
Idioma
Regime
Duração
Vagas
Contingente geral e Internacional: 30
Registo DGES
Área CNAEF
729 Saúde – programas não classificados noutra área de formação
Área cientifico humanística
Ciências e Tecnologias

Objetivos
O Técnico Superior Profissional em Produtos de Apoio em Saúde será um profissional capaz de contribuir para o aconselhamento, a aquisição e a manutenção dos produtos de apoio necessários para a promoção da autonomia e da qualidade de vida da pessoa.
Atividades principais e perfil profissional:
Habilitado para atendimento ao público, bem como para a gestão de stocks e funções secretariado (bases de dados, produção de informação impressa e online) na área dos Produtos de Apoio, este Técnico Superior Profissional poderá integrar empresas de comercialização de produtos de apoio, bem como apoiar serviços que lidem com a avaliação, prescrição e atribuição de produtos (secretariado, apoio a Terapeutas e outros profissionais), como por exemplo:
- Fabricação de material ortopédico e próteses e de instrumentos médico-cirúrgicos;
- Comércio por grosso de produtos farmacêuticos;
- Comércio por grosso não especializado;
- Comércio a retalho de produtos farmacêuticos em estabelecimentos especializados;
- Comércio a retalho de produtos médicos e ortopédicos em estabelecimentos especializados.
Saídas Profissionais
- Delegado de Dispositivos Médicos
- Técnico comercial
- Vendas online
- Atendimento/venda ao público (distribuição de dispositivos médicos, ortopedias e empresas afins)
- Gestor de produto
- Gestor de Clientes
- Assistência Técnica de Produtos Apoio
- Serviço pós-venda de Produtos de Apoio
- Assistência na avaliação e aconselhamento de Produtos de Apoio
- Apoio ao cliente
- Gestão de stock
- Secretariado de empresas e serviços (IPSS, centros de reabilitação, hospitais) de produtos de apoio
- Estudo e desenvolvimento de produtos de apoio
- Assistência na fabricação de ortóteses e próteses
- Produção de informação técnica e comercial de Produtos de Apoio

Plano curricular
- 1.º Ano
- 2.º Ano
Código | Nome | Semestre | ECTS | Duração |
---|---|---|---|---|
Desenvolvimento Pessoal e Profissional | Semestral | 6 | 65 horas | |
CP1.O DESENVOLVIMENTO PESSOAL ENQUANTO NECESSIDADE HUMANA 1.1. As necessidades humanas segundo Maslow 1.2. Conceitos centrais na definição de necessidades humanas 1.3. Autoconsciência, autoconhecimento, autoestima e autoeficácia 1.4. As representações sociais e a sua importância nas relações interpessoais CP2. A COMUNICAÇÃO NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS 2.1.O fenómeno comunicacional: Axiomas, elementos e barreiras à comunicação 2.2. Tipos e estilos de comunicação 2.3. Técnicas promotoras de comunicação eficaz CP3. AS RELAÇÕES HUMANAS EM CONTEXTO DE TRABALHO 3.1 Grupos e equipas de trabalho 3.2. Liderança 3.3. Gestão de conflitos 3.4. Questões éticas na relação de trabalho CP4. COMPETÊNCIAS COMUNICACIONAIS EM SITUAÇÕES ESPECÍFICAS 4.1. Técnicas de comunicação e relação com interlocutores/clientes com necessidades específicas. 4.2. Ponderações éticas em contextos comerciais 4.3. Discurso facilitador de raciocínio técnico 4.4. Desenvolvimento de ambientes facilitadores da comunicação | ||||
Psicologia do Desenvolvimento | Semestral | 6 | 65 horas | |
CP1. ENQUADRAMENTO DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO CP2. PRINCIPAIS CORRENTES INTERPRETATIVAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO CP3. O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO AO LONGO DO CICLO VITAL (A NÍVEL FÍSICO E PSICOMOTOR, SOCIO-AFETIVO, COGNITIVO, PSICOSSOCIAL, PSICOSSEXUAL E MORAL) CP3.1. CARACTERIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PRÉ-NATAL E NEONATAL CP3.2. CARACTERIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO NA 1.ª, 2.ª E 3.ª INFÂNCIAS CP3.3. CARACTERIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO NA ADOLESCÊNCIA CP3.4. CARACTERIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO NA IDADE ADULTA CP3.5. CARACTERIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO E PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO BEM-SUCEDIDO CP4. A MORTE AO LONGO DO CICLO VITAL CP5. O PROCESSO DE LUTO | ||||
Estruturas e Funções do Corpo | Semestral | 6 | 65 horas | |
CP1. INTRODUÇÃO À UNIDADE CURRICULAR CP2. SISTEMA ÓSSEO CP3. SISTEMA ARTICULAR CP4. SISTEMA MUSCULAR CP5. SISTEMA NERVOSO CP6. SISTEMA CARDIOCIRCULATÓRIO CP7. SISTEMA LINFÁTICO CP 12. SISTEMA ENDÓCRINO CP13. ÓRGÃOS DOS SENTIDOS E SISTEMA TEGUMENTAR CP 14. EFEITOS DO ENVELHECIMENTO NOS SISTEMAS ORGÂNICOS | ||||
Língua Inglesa | Semestral | 4 | 45 horas | |
CP1. O INGLÊS NAS REALIDADES SOCIOCULTURAL E PROFISSIONAL CONTEMPORÂNEAS CP2. ASPETOS FORMAIS DO SISTEMA LINGUÍSTICO INGLÊS CP3. O INGLÊS NO E-COMMERCE CP4. COMUNICAÇÃO E TERMINOLOGIA NO CONTEXTO DA ÁREA PROFISSIONAL | ||||
Oficina de Português | Semestral | 4 | 45 horas | |
CP1. A LÍNGUA PORTUGUESA COMO INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO 1.1. Conceitos de comunicação, linguagem, língua e dialeto 1.2. Variação linguística em função da adequação aos contextos 1.3. Funções do discurso e adequação discursiva 1.4. Discurso oral / discurso escrito CP2. DISCURSO ORAL 2.1. Conceitos gerais de Fonética e Fonologia do Português 2.2 Morfologia do Português: Classes, estrutura, constituintes e formação de palavras 2.3. Conceitos gerais e regras sintáticas 2.4. Pragmática: linguagem em uso 2.5. Regras para uma boa expressão oral CP3. DISCURSO ESCRITO 3.1. Principais regras ortográficas, gramaticais, de pontuação e acentuação 3.2. Erros frequentes de ortografia, de gramática e de pontuação | ||||
Higiene e Segurança | Semestral | 4 | 45 horas | |
CP1. HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO: ENQUADRAMENTO LEGAL | ||||
Gestão e Administração | Semestral | 5 | 55 horas | |
CP1. CONTEXTOS DAS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE EM PORTUGAL CP2. PRINCÍPIOS DE GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES, DE CONTEXTOS E PESSOAS CP3. A CADEIA LOGÍSTICA NOS SISTEMAS DE SAÚDE, APROVISIONAMENTO, INVENTÁRIOS E STOCKS CP4. OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, AS LEIS E AS NORMAS RELEVANTES EM PRODUTOS DE APOIO CP5. ANÁLISE QUANTITATIVA E QUALITATIVA DE DADOS | ||||
Tecnologias de Informação e Comunicação na Saúde | Semestral | 4 | 45 horas | |
CP1. TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS EMPRESAS E SERVIÇOS DE PRODUTOS DE APOIO | ||||
Fundamentos de Funcionalidade | Semestral | 4 | 45 horas | |
CP1. A EVOLUÇÃO DOS CONCEITOS DE FUNCIONALIDADE E INCAPACIDADE 1.1. O modelo biopsicossocial da organização mundial de saúde – a classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e doença 1.2. O conceito de função e qualidade de vida 1.3. Interpretação de avaliações funcionais CP2. FUNCIONALIDADE E INCAPACIDADE MOTORA CP3. FUNCIONALIDADE E INCAPACIDADE COGNITIVA CP4. PERTURBAÇÕES DA COMUNICAÇÃO CP5. SÍNDROMES GERIÁTRICOS CP6. PATOLOGIA REUMÁTICA CP7. PATOLOGIA TRAUMÁTICA CP8. PATOLOGIA NEUROLÓGICA CP9. PATOLOGIA CARDIORRESPIRATÓRIA CP10. AFEÇÕES URINO-FECAIS CP11. SEQUELAS DA IMOBILIDADE | ||||
Próteses e Ortóteses | Semestral | 5 | 55 horas | |
CP1. AMPUTAÇÕES
CP2. PRÓTESES 2.1Definição, conceitos e categorização 2.2 Tipos de Próteses e os seus componentes 2.3 Utilização funcional das próteses CP3. ORTÓTESES 3.1 Definição, conceitos e categorização 3.2 Tipos de Ortóteses os seus componentes 3.3 Manutenção de ortóteses – materiais, ferramentas e procedimentos 3.4 Utilização funcional das ortóteses CP4. Próteses e Ortóteses versus CIF CP5. Limpeza e manutenção geral das Próteses e Ortóteses | ||||
Adaptação da Habitação e Local de Trabalho | Semestral | 6 | 65 horas | |
CP1. CONCEITO EUROPEU DE ACESSIBILIDADE | ||||
Produtos de Apoio – Mobilidade Pessoal e Transporte I | Semestral | 6 | 65 horas | |
CP1. PRODUTOS DE APOIO PARA A MOBILIDADE
|
Código | Nome | Semestre | ECTS | Duração |
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Produtos de Apoio – Cuidados Pessoais e Participação | Semestral | 5 | 55 horas | |
CP1. PRODUTOS DE APOIO PARA A CUIDADOS PESSOAIS 1.1. Introdução aos Produtos de Apoio para os Cuidados Pessoais 1.2. Produtos de apoio para vestir e despir 1.3. Produtos de apoio para higiene pessoal 1.4. Produtos de apoio para lavagem, banho e duche CP2. PRODUTOS DE APOIO PARA OS CUIDADOS PESSOAIS (NÃO COMERCIAIS) 1.1. Alternativas aos produtos de apoio comercializados 1.2. Cooperação com equipa multidisciplinar para aplicação de PA não comerciais CP3. MANUTENÇÃO E REPARAÇÃO DE PRODUTOS DE APOIO PARA OS CUIDADOS PESSOAIS | ||||
Produtos de Apoio – Atividades Domésticas e Participação | Semestral | 5 | 55 horas | |
CP1.PRODUTOS DE APOIO PARA ATIVIDADES DOMÉSTICAS 1.1. Introdução aos Produtos de Apoio para as atividades domésticas 1.2. Produtos de apoio para preparação de alimentos e bebidas 1.3. Produtos de apoio para lavar a loiça 1.4. Produtos de apoio para comer e beber 1.5. Produtos de apoio para limpeza da casa 1.6. Produtos de apoio para confeção e tratamento de roupa para uso doméstico 1.7. Produtos de apoio para jardinagem doméstica CP2.CONTEXTOS DOS PRODUTOS DE APOIO PARA ATIVIDADES DOMÉSTICAS CP3.PRODUTOS DE APOIO PARA ATIVIDADES DOMÉSTICAS (NÃO COMERCIAIS) 3.1. Alternativas aos produtos de apoio comercializados 3.2. Cooperação com equipa multidisciplinar para aplicação de PA não comerciais CP4. MANUTENÇÃO E REPARAÇÃO DE PRODUTOS DE APOIO PARA AS ATIVIDADES DOMÉSTICAS | ||||
Produtos de Apoio – Suporte e Substituição de Funções do Corpo | Semestral | 5 | 55 horas | |
CP1.COMPROMISSO DAS FUNÇÕES CORPORAIS E IMPACTO NA QUALIDADE DE VIDA
2.1. Respiradores 2.2. Aspiradores 2.3. Unidades de oxigénio 2.4. Equipamento para treino dos músculos respiratórios 2.5. Dispositivos de otimização postural 2.6. Dispositivos para otimização da respiração
3.1. Produtos de apoio para terapia circulatória 3.2. Produtos de apoio para diálise 3.3. Produtos de apoio para calor ou do frio
4.1. Produtos para absorção ou coleção de urina e fezes 4.2. Cuidados e produtos de apoio para gerir a ostomia 4.3. Produtos de apoio para gerir a menstruação
5.1. Produtos de proteção e limpeza 5.2. Soluções e cremes dermatológicos
6.1. Importância da habilitação e reabilitação sexual 6.2. Principais produtos de apoio 7.1. Cuidado da mama 7.2. Posicionamento da mãe e do lactente | ||||
Produtos de Apoio – Comunicação, Informação e Educação | Semestral | 5 | 55 horas | |
CP1. PRODUTOS DE APOIO SENSORIAIS E BRINQUEDOS ADAPTADOS CP2. SISTEMAS AUMENTATIVOS E ALTERNATIVOS DE COMUNICAÇÃO 2.1 Introdução à Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) 2.2. Sistemas sem ajuda e sistemas com ajuda 2.3 Métodos de Acesso a Sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa (Acesso Direto e Indireto) 2.4 Baixa, Média e Alta Tecnologia para a CAA 2.5 CAA baseada na utilização de símbolos pictográficos CP3. ACESSIBILIDADE A AMBIENTES DIGITAIS DE APRENDIZAGEM, TRABALHO E LAZER 3.1 Métodos de Acesso ao Computador (Acesso Direto e Indireto) 3.2 Software de acesso a um computador 3.3 Acessibilidade Nativa dos Sistemas Operativos 3.4 Sistemas integrados – Acesso ao computador, CAA e Controlo de Ambiente CP4. RECURSOS EDUCATIVOS ACESSÍVEIS 4.1 Criação de recursos educativos adaptados com Software de autor e com ferramentas de produtividade | ||||
Produtos de Apoio – Mobilidade Pessoal e Transporte II | Semestral | 5 | 55 horas | |
CP1. PRODUTOS DE APOIO PARA A MOBILIDADE MOTORIZADA 1.1. Cadeiras de rodas elétricas 1.2. Funções eletrónicas 1.3. Segurança e teste de cadeiras de rodas elétricas 1.4. Dispositivos de controlo de cadeiras de rodas elétricas 1.5. Triciclos e motociclos CP2. PRODUTOS DE APOIO PARA MUDAR A POSIÇÃO DO CORPO 2.1. Equipamentos de transferência não mecânicos 2.2. Equipamentos de transferência mecânicos CP3. ACESSIBILIDADE VERTICAL 3.1. Acessibilidade entre pisos de um edifício 3.2. Trepadores de escadas 3.3. Rampas móveis e fixas CP4. MOBILIDADE PEDIÁTRICA CP5. OUTRAS CADEIRAS DE RODAS (DESPORTO, RECREAÇÃO E LAZER) CP5. MANUTENÇÃO DE PRODUTOS DE APOIO PARA MOBILIDADE E TRANSPORTE MOTORIZADOS | ||||
Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida | Semestral | 5 | 55 horas | |
CP1. O SISTEMA INTEGRADO DE EMERGÊNCIA MÉDICA CP2. A CADEIA DE SOBREVIVÊNCIA CP3. SUPORTE BÁSICO DE VIDA (ADULTO) CP4. MECANISMOS DE LESÃO E TRAUMA CP5. ALTERAÇÕES DO ESTADO DE CONSCIÊNCIA CP6. HEMORRAGIAS CP7. OBSTRUÇÃO DA VIA AÉREA CP8. AS INTOXICAÇÕES CP9. O TRAUMATISMO DOS MEMBROS (IMOBILIZAÇÕES PROVISÓRIAS) CP10. REAÇÕES ALÉRGICAS CP11. AS QUEIMADURAS E EXPOSIÇÃO PROLONGADA A TEMPERATURAS EXTREMAS | ||||
Estágio | Semestral | 30 | 525 horas | |
CP1. TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO E PRINCÍPIOS ÉTICOS NO APOIO AO CLIENTE DE PRODUTOS DE APOIO CP2. ANÁLISE DE NECESSIDADES DE UM CLIENTE EM TERMOS DE PRODUTOS DE APOIO CP3. CATEGORIZAÇÃO DE PRODUTOS DE APOIO CP4. SELEÇÃO DE PRODUTOS DE APOIO DE ACORDO DE UMA RECOMENDAÇÃO TÉCNICA CP4. ACONSELHAMENTO DE PRODUTOS DE APOIO DE NÍVEIS INFERIORES DE ESPECIFICIDADE CP5. MONTAGEM, MANUTENÇÃO E REPARAÇÃO DE PRODUTOS DE APOIO CP6. GESTÃO, SECRETARIADO E PRODUÇÃO DE INFORMAÇÃO EM PRODUTOS DE APOIO |
Condições de acesso
- Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
- Titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional;
- Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março.
- Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
- Titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional;
- Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março.
Edital
Edital 2025 2v
Edital 2025 2v
Mais informações
Consulte as redes sociais do TeSP em Produtos de Apoio em Saúde no Facebook e no Instagram.
Veja, também, Produtos de Apoio em Saúde em:
- Página do Instituto Nacional para a Reabilitação: http://www.inr.pt/produtos-de-apoio;
- Página da Administração Central do Sistema de Saúde (SNS): http://www.acss.min-saude.pt/2016/09/15/ajudas-tecnicas/;
- Página da Segurança Social: http://www.seg-social.pt/produtos-de-apoio-para-pessoas-com-deficiencia-ou-incapacidade.
Plano de Estudos
Despacho n.º 7586/2019, DR 2 Série, de 27 de agosto
Tabela de precedências
Despacho n.º 4860/2021, de 13 de maio
Prosseguimento de estudos
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Veja, também, Produtos de Apoio em Saúde em:
- Página do Instituto Nacional para a Reabilitação: http://www.inr.pt/produtos-de-apoio;
- Página da Administração Central do Sistema de Saúde (SNS): http://www.acss.min-saude.pt/2016/09/15/ajudas-tecnicas/;
- Página da Segurança Social: http://www.seg-social.pt/produtos-de-apoio-para-pessoas-com-deficiencia-ou-incapacidade.
Plano de Estudos
Despacho n.º 7586/2019, DR 2 Série, de 27 de agosto
Tabela de precedências
Despacho n.º 4860/2021, de 13 de maio
Prosseguimento de estudos

Prosseguimento de estudos
ACESSO E INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR
O acesso e ingresso no Ensino Superior para os titulares de um Curso Técnico Superior Profissional (TeSP) é regulado pelo Decreto-Lei n.º 113/2014. Os titulares de um TeSP podem concorrer a um ciclo de estudos de licenciatura pela via dos Concursos Especiais de Acesso ao Ensino Superior.
O ingresso estará sujeito a seriação, conforme legislação aplicável, e ao número de vagas estipulado para o curso/regime a que se candidata. As informações sobre os concursos especiais podem ser consultadas aqui.
Candidatura
Depois de escolheres o curso confirma no botão como me candidato a opção que se adequa ao teu perfil.
Taxa de candidatura
60€
60€
Taxa de matrícula/inscrição
Contingente geral: 30€*
Contingente internacional: 100€*
*Inclui Seguro Escolar
Contingente geral: 30€*
Contingente internacional: 100€*
*Inclui Seguro Escolar
Propina anual
Contingente Geral: 697 €
Contingente internacional: 2.250,00 €
Contingente Geral: 697 €
Contingente internacional: 2.250,00 €
