O curso de Engenharia Civil visa preparar os alunos para atuar nas diversas áreas relacionadas com a construção, garantindo altos padrões de qualidade académica. A licenciatura em Engenharia Civil tem selo de qualidade EUR-ACE® sendo o Politécnico de Leiria o primeiro Instituto Politécnico Português com o curso de Licenciatura em Engenharia Civil reconhecido pela ENAEE (European Network for Accreditation of Engineering Education) através da atribuição da Marca de Qualidade EUR-ACE®. Esta marca reconhece a qualidade da licenciatura de Engenharia Civil e do mestrado de Engenharia Civil-Construções Civis com o selo europeu EUR-ACE®, atribuído pela Ordem dos Engenheiros, sob credenciação da European Network for Accreditation of Engineering Education (ENAEE).
Dotar os profissionais de sólidos conhecimentos científicos e tecnológicos que permitam a aquisição de competências para conceber, projetar, executar e gerir obras em áreas tão diversificadas como as estruturas, construções, geotecnia, hidráulica, planeamento territorial e transportes, ambiente e ciências da engenharia civil em geral.
Área de estudo Tecnologias
Saídas Profissionais
Gabinetes de projecto e consultoria
Empresas de construção civil e obras públicas
Fiscalização de obras, de planeamento, de gestão de recursos hídricos e ambientais, tanto da administração central e local como de iniciativa privada empresarial
Elementos de Geodesia: Geóide; Elipsóides de referência; Coordenadas Naturais e Geodésicas; Redes Geodésicas.
Elementos de Cartografia: Projecções Cartográficas; Azimutes; Conversão de Coordenadas; Escalas; Representação Cartográfica do Terreno.
Aquisição e representação de informação: Familiarização com equipamento de Topografia, GPS, Laserscanning para aquisição de informação; levantamento topográfico, linha de nivelamento geométrico e implantação de obra.
Outros Processos de Recolha de Informação Geográfica:Fotogrametria, Deteção Remota
Representação do relevo; Modelos Digitais do Terreno com recurso a ferramentas BIM; Leitura e interpretação de cartas topográficas; Cartas de visibilidades; Traçado de perfis; cálculo de volumes de terras.
Representação de volumes pelas suas projecções ortogonais pelos métodos europeu e americano
Cubo envolvente
Esboço à mão livre e levantamento à fita de elementos construídos.
Perspectivas
Tipos de projecções geométricas planas
Projecções Ortogonais Axonométricas
Metodologia para leitura de projecções ortogonais
Introdução ao sistema CAD: desenho 2D – entidades gráficas 2D, comandos de edição, comandos de cotagem e de impressão).
Definição de peças desenhadas no domínio da engenharia civil (representação de plantas, cortes, alçados, pormenorização construtiva, abarcando diversas especialidades de engenharia civil
Desenho de construção metálica
Implantação de obras sobre levantamento topográfico (CAD).
Inglês como língua franca: Atitudes em relação ao Inglês; noção sumária das características que propiciaram o uso da língua inglesa como “língua franca” e “língua global”.
Conversa informal: Envolvimento em conversas acerca de pessoas, locais e outros tópicos; descrição do perfil pessoal e profissional; identificação de diferenças culturais.
Contactos: Conversação e manutenção de tópicos adequados ao contexto profissional, através de diferentes canais, como telefone, e-mail e cartas. Descrição e caracterização de pessoas e troca de informação.
Reuniões: Expressões para organização e agendamento de reuniões, tomadas de decisão, resolução de problemas, apresentação de sugestões e condução de reuniões. Registo oficial de informação. Verificação e clarificação de factos e dados
Negociação das relações: Expressão de formalidade e de informalidade. Discussão de atitudes relativas a reuniões e estilos de reuniões em diferentes países.
Geologia – objetos e métodos. Introdução à Geologia de Engenharia
A Terra, geodinâmica interna: origem, estrutura e constituição. Os sismos: origem, ondas e escalas sísmicas, risco sísmico em Portugal. Construção anti-sísmica e efeitos dos sismos sobre as construções. Isostasia, tectónica de placas, idade da Terra e história geológica.
Geodinâmica externa
Noções de Mineralogia e Petrologia. Classificações e ocorrência em Portugal. Classificação de minerais e rochas.
Mapas geológicos. Mapas geotécnicos e zonamento geotécnico. Leitura e interpretação de cartas topográficas e geológicas. Execução e interpretação de cortes topográficos e geológicos.
Introdução à Ciência da Computação Gráfica: conceitos, evolução e domínios de aplicação, dispositivos de entrada/saída, entidades 2D, modelação geométrica a 3D;
CAD Avançado: Definição de peças desenhadas no domínio da arquitectura de edifícios (representação de plantas, alçados, cortes e desenhos de conjunto);
Modelação a 3D com recurso a ferramentas BIM ( desenvolvimento e manipulação de modelos 3D, técnicas de intercâmbio de ficheiros);
Introdução ao desenho de estruturas: forma de representação dos diversos elementos estruturais em edificações (pilares, vigas, fundações e lajes);
Representação de intervenções no terreno em Engenharia Civil (execução de perfis).
Características de identificação e classificação de solos.
Estado de tensão efetiva. Estado de tensão em repouso. Tensões induzidas
A água nos solos: Escoamentos Unidimensionais e Escoamentos Bidimensionais.
Compressibilidade e consolidação de estratos de argila. Teoria da consolidação de Terzaghi. Ensaio Edométrico. Assentamentos por consolidação. Aceleração da consolidação
Compactação de solos: Teoria da Compactação de Proctor; Execução de Aterros Compactados e Controle de Compactação.
Recursos Hídricos: Quantidade, disponibilidade e regularidade; Componentes do ciclo hidrológico
Bacia Hidrográfica: Caracterização de bacias hidrográficas e do sistema de drenagem
Precipitação: Rede udométrica; Classificação das precipitações; Análise estatística das séries de precipitação; Precipitações intensas e de curta duração
Interceção, evaporação e evapotranspiração
Escoamento subterrâneo: Produtividade e classificação de aquíferos
Escoamento de superfície: Rede hidrométrica; Componentes do escoamento superficial; Estudo das cheias (caudais de ponta de cheia e hidrogramas de cheia)
Redes de águas residuais pluviais: Legislação aplicável; Conceção e dimensionamento de sistemas de drenagem de águas residuais pluviais; Tipo e características de tubos e juntas; Aspetos funcionais e construtivos
Sistemas prediais de distribuição de água (sistemas de alimentação, reservatórios, consumos de água nos edifícios, conforto e qualidade dos sistemas, conceção dos sistemas, materiais e equipamentos, sistemas de produção de água quente, dimensionamento dos sistemas de distribuição, instalações elevatórias e sobrepressoras, receção dos sistemas, norma EN 806)
Sistemas de combate a incêndios com água (introdução, meios regulamentares, sistemas de combate a incêndios, consumos de água, receção dos sistemas)
Redes prediais de drenagem de águas residuais domésticas, pluviais e freáticas (introdução, sistemas de drenagem, caudais de descarga, conceção dos sistemas de drenagem, níveis de conforto e qualidade, tubagens e acessórios, aparelhos sanitários, dimensionamento dos sistemas, instalações complementares, sistemas privados de tratamento, receção dos sistemas)
Redes prediais de abastecimento de gás (características dos gases combustíveis, projeto, ensaios)
Apresentação e discussão de temas por oradores especialistas convidados, tais como “Os desafios da transformação digital”, “Liderança responsável”, “Gestão de RCD e economia circular”, “Energias renováveis e construção sustentável”, “Gestão de sistemas de distribuição de água e drenagem de águas residuais”, “Novas tecnologias e materiais sustentáveis”.
Todas as informações relacionadas com a candidatura do Estudante Internacional ao Politécnico de Leiria devem ser consultadas na página de Candidaturas de Estudantes Internacionais.
Acreditação
Estado: Acreditado Nº de anos de acreditação: 6 Data da publicação: 07-03-2019 Acreditação A3ES
Acreditação Internacional: Marca de Qualidade EUR-ACE®