
Marketing
Marketing
Apresentação do curso
O ciclo de estudos visa preparar profissionais com formação pluridisciplinar e especializada para o exercício de atividades nas áreas do marketing. As competências gerais que os estudantes devem desenvolver durante o curso passam por: identificar, definir e explicar conceitos específicos na área do Marketing; delimitar e resolver problemas, aplicando os conceitos e teorias em ambientes e situações reais; analisar e distinguir diferentes contextos organizacionais; recolher, selecionar, sintetizar e comunicar informação de modo profissional; aprender de modo autónomo ao longo da vida.
Visite a página do curso em https://www.ipleiria.pt/estg-dge/oferta-formativa/licenciaturas/mkt/
Os estudantes deste curso podem ser premiados com Bolsas Politécnico de Leiria + Indústria.
Descobre mais em: https://maisindustria.ipleiria.pt/.
Coordenador do curso
Liliana Coutinho Vitorino
coord.mk.estg@ipleiria.pt
Código
Escola
Cidade
Idioma
Regime
Duração
Vagas
Contingente geral: 46
Contingente internacional: 8
Registo DGES

Objetivos
- Formar profissionais capazes de analisar e conhecer os mercados, de compreender o comportamento do consumidor e de determinar oportunidades de negócio
- Desenvolver estudos de mercado, segmentar o mercado, gerar e disseminar informação de mercado e responder ao mercado aproveitando as oportunidades ou criando-as apostando na inovação
- Planear e executar a conceção, preço, comunicação e distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam objetivos individuais e organizacionais
- Assegurar a coerência entre as estratégias de marketing e a estratégia de negócio
- Gerir a carteira de clientes, personalizando os relacionamentos e identificando as fontes de valor com a finalidade de fidelizar os clientes mais valiosos para a empresa
- Conduzir processos de negociação em diferentes contextos culturais e gerir situações de conflito
- Gerir a força de vendas e equipas de trabalho
- Gerir a logística e a cadeia de abastecimentos
- Desenvolver o merchandising e ações de promoções de vendas
- Formar profissionais capazes de aplicar o marketing no sector da indústria, dos serviços, da distribuição e do sector público e social
- Gerir as marcas, as categorias e o sortido em geral
- Desenvolver estratégias de comunicação, usando a publicidade, as relações públicas, o patrocínio, entre outras formas de comunicação
- Conhecer e explorar o potencial do web marketing e do comércio eletrónico.
Área de estudo
Direito, Ciências Sociais e Serviços
Saídas Profissionais
- Diretor geral/administrador
- Diretor comercial
- Diretor de marketing
- Diretor de comunicação
- Diretor de vendas
- Diretor de marketing direto
- Gestor de produto
- Gestor de marcas
- Gestor de cliente
- Gestor de loja
- Gestor de bases de dados
- Gestor de logística e Distribuição
- Consultor de marketing
- Relações Públicas
- Analista de mercado
- Técnico de merchandising
- Técnico de publicidade
- Técnico comercial
- Promotor de vendas
- Docente nas áreas de marketing

Plano curricular
- 1° Ano
- 2° Ano
- 3º Ano
Código | Nome | Semestre | ECTS | Duração |
---|---|---|---|---|
9205201 | Marketing Estratégico | S1 | 6 | 60 h |
9205202 | Métodos Quantitativos | S1 | 6 | 60 h |
9205203 | Introdução à Gestão | S1 | 5 | 60 h |
9205204 | Tecnologias de Informação em Marketing | S1 | 5 | 60 h |
9205205 | Contabilidade Financeira | S1 | 6 | 60 h |
9205206 | Inglês | S1 | 2 | 30 h |
9205207 | Comportamento do Consumidor | S2 | 6 | 60 h |
9205208 | Contabilidade de Gestão | S2 | 6 | 60 h |
9205209 | Marketing Operacional | S2 | 6 | 60 h |
9205210 | Fundamentos de Economia | S2 | 5 | 60 h |
9205211 | Estatística Aplicada ao Marketing | S2 | 6 | 60 h |
9205212 | Modelos e Técnicas de Comunicação | S2 | 1 | 15 h |
Código | Nome | Semestre | ECTS | Duração |
---|---|---|---|---|
9205213 | Distribuição e Merchandising | S1 | 5 | 45 h |
9205214 | Gestão e Negociação Comercial | S1 | 5 | 45 h |
9205215 | Estudos de Mercado | S1 | 6 | 60 h |
9205216 | Gestão de Recursos Humanos | S1 | 6 | 60 h |
9205217 | Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento | S1 | 5 | 60 h |
9205218 | Database Marketing | S1 | 3 | 45 h |
9205219 | Marketing Internacional | S2 | 6 | 60 h |
9205220 | Produção de Conteúdos | S2 | 5 | 60 h |
9205221 | Comunicação em Marketing | S2 | 6 | 60 h |
9205222 | Direito Aplicado ao Marketing | S2 | 6 | 60 h |
9205223 | Finanças Empresariais | S2 | 6 | 60 h |
9205224 | Seminário de Marketing | S2 | 1 | 15 h |
Código | Nome | Semestre | ECTS | Duração |
---|---|---|---|---|
9205225 | Estratégia Empresarial | S1 | 6 | 60 h |
9205226 | Marketing Digital | S1 | 6 | 60 h |
9205227 | Gestão de Marcas | S1 | 6 | 60 h |
9205228 | Comunicação Visual e Design Gráfico | S1 | 5 | 60 h |
Opção I | S1 | 5 | ||
a) Créditos a obter entre as unidades curriculares. O número de horas de contacto depende da unidade curricular. | ||||
9205230 | Inovação e Empreendedorismo | S1 | 2 | 30 h |
Opção II | S2 | 15 | ||
b) Créditos a obter entre as unidades curriculares a funcionar durante 8 semanas do semestre. O número de horas de contacto depende da unidade curricular. | ||||
9205232 | Design e Marketing de Novos Produtos | S2 | 5 | 60 h |
9205233 | Marketing Relacional c) | S2 | 5 | 60 h |
c) Estas unidades curriculares decorrem durante 8 semanas do semestre. | ||||
9205234 | Marketing de Serviços c) | S2 | 5 | 60 h |
c) Estas unidades curriculares decorrem durante 8 semanas do semestre. |
Condições de acesso
Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES)
Provas de Acesso
Duas das seguintes provas:
(04) Economia
(17) Matemática Aplicada às Ciências Sociais
(18) Português
Consulte a Deliberação, fixada para cada ano letivo, que estabelece a correspondência entre os exames nacionais do ensino secundário e as provas de ingresso no Portal da Direção-Geral do Ensino Superior.
Preferência regional
Área de influência: Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém.
Vagas: 30%
Outros acessos preferenciais
Cursos com acesso preferencial: 086, 602, 604, 606, 831, 832, G76, G80, P28, P51, P64
Vagas: 10%
Classificações mínimas
Nota de candidatura: 100 pontos
Provas de ingresso: 95 pontos
Fórmula de cálculo
Média do secundário: 65%
Provas de ingresso: 35%
Concursos Especiais, Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso
Podes consultar toda a informação referente a estas candidaturas na página Candidaturas licenciaturas.
Estudante Internacional
Todas as informações relacionadas com a candidatura do Estudante Internacional ao Politécnico de Leiria devem ser consultadas na página de Candidaturas de Estudantes Internacionais
Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES)
Provas de Acesso
Duas das seguintes provas:
(04) Economia
(17) Matemática Aplicada às Ciências Sociais
(18) Português
Consulte a Deliberação, fixada para cada ano letivo, que estabelece a correspondência entre os exames nacionais do ensino secundário e as provas de ingresso no Portal da Direção-Geral do Ensino Superior.
Preferência regional
Área de influência: Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém.
Vagas: 30%
Outros acessos preferenciais
Cursos com acesso preferencial: 086, 602, 604, 606, 831, 832, G76, G80, P28, P51, P64
Vagas: 10%
Classificações mínimas
Nota de candidatura: 100 pontos
Provas de ingresso: 95 pontos
Fórmula de cálculo
Média do secundário: 65%
Provas de ingresso: 35%
Concursos Especiais, Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso
Podes consultar toda a informação referente a estas candidaturas na página Candidaturas licenciaturas.
Estudante Internacional
Todas as informações relacionadas com a candidatura do Estudante Internacional ao Politécnico de Leiria devem ser consultadas na página de Candidaturas de Estudantes Internacionais
Acreditação
Estado: Acreditado
Nº de anos de acreditação: 6
Data da publicação: 23-04-2019
Acreditação A3ES
Estado: Acreditado
Nº de anos de acreditação: 6
Data da publicação: 23-04-2019
Acreditação A3ES
Mais informações
Candidatura
Depois de escolheres o curso confirma no botão como me candidato a opção que se adequa ao teu perfil.
Taxa de candidatura
60€
60€
Taxa de matrícula/inscrição
Contingente geral: 30€*
Contingente internacional: 100€*
*Inclui Seguro Escolar
Contingente geral: 30€*
Contingente internacional: 100€*
*Inclui Seguro Escolar
Propina anual
Contingente geral: 697€
Contingente internacional: 3000€
Contingente geral: 697€
Contingente internacional: 3000€