
Educação Especial – Domínio Cognitivo–Motor
Educação Especial – Domínio Cognitivo–Motor
Apresentação do curso
O Mestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo-Motor tem como foco principal a atualização e o aprofundamento de conhecimentos e competências em Educação Inclusiva, bem como o desenvolvimento de práticas recomendadas e baseadas na evidência, resultantes da investigação realizada neste domínio. Visa igualmente desenvolver conhecimentos, capacidades para diagnosticar e avaliar situações no âmbito das necessidades específicas, fornecer instrumentos para intervir pedagogicamente em situações específicas, ainda, desenvolver capacidades para identificar dificuldades de inclusão, definir estratégias de intervenção e a sua avaliação.
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Este curso é reconhecido para efeitos de progressão na carreira docente.
Coordenador do curso
Célia Maria Adão de Oliveira Aguiar de Sousa
celia.sousa@ipleiria.pt
Código
Escola
Cidade
Idioma
Regime
Duração
Vagas
Contingente geral e internacional: 25
Registo DGES

Objetivos
- Desenvolver a capacidade de investigação no campo das necessidades educativas especiais
- Desenvolver capacidades de trabalho colaborativo na abordagem de problemas curriculares em contextos diversificados
- Desenvolver conhecimentos na área das tecnologias de apoio
Plano curricular
- 1º Ano
- 2º Ano
Código | Nome | Semestre | ECTS | Duração |
---|---|---|---|---|
Metodologia de Investigação em Educação | S1 | 7.5 | 1º Ano | |
1-Métodos de Investigação
2- A elaboração de um projecto de investigação.
3-Questões éticas em investigação | ||||
Pedagogia Diferenciada | S1 | 7.5 | 1º Ano | |
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Problemas de Aprendizagem | S1 | 7.5 | 1º Ano | |
1- Problemas de aprendizagem: causas, caraterísticas e tipologias 2- Problemas de comportamento
3- Perturbações da aprendizagem específicas: definição, sinais de alerta, diagnóstico, avaliação e intervenção 4- Estratégias de prevenção e de intervenção em contexto educacional
| ||||
Problemas Intelectuais | S1 | 7.5 | 1º Ano | |
1- Inteligência/Inteligências: Perspetivas teóricas
2- Desenvolvimento Humano: diversidade de trajetórias
3- Abordagem da neurociência cognitiva 4- Perturbações do Neuro desenvolvimento e Psicopatologia do Desenvolvimento
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Métodos e Técnicas de Intervenção em Comunicação e Motricidade | S2 | 9 | 1º Ano | |
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Métodos e Técnicas de Intervenção em Expressões Artísticas | S2 | 7 | 1º Ano | |
·
| ||||
Métodos e Técnicas de Intervenção em Matemática e Ciências da Natureza | S2 | 7 | 1º Ano | |
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Tecnologias de Apoio | S2 | 7 | 1º Ano | |
|
Código | Nome | Semestre | ECTS | Duração |
---|---|---|---|---|
Projeto I | S1 | 15 | 1º Ano | |
Os conteúdos são variáveis de acordo com o tema do projeto, no domínio das áreas temáticas do Curso e devem mobilizar os conteúdos e os conhecimentos teórico-práticos lecionados nas unidades curriculares dos anteriores semestres do curso. Cada estudante desenvolverá um projeto no domínio científico em que enquadra o seu trabalho e aprofundará o conhecimento das estratégias metodológicas, sob a orientação do seu orientador científico.
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Seminário | S1 | 15 | 1º Ano | |
A partir dos quadros teóricos e das metodologias de investigação no domínio específico da Educação Intervenção Inclusiva -Domínio cognitivo-motor , o programa aborda os seguintes conteúdos:
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Projeto II | S2 | 30 | 1º Ano | |
O âmbito da unidade curricular é a continuação da realização de um projecto de investigação que evidencie a aplicação integrada de conhecimentos e de competências adquiridas ao longo do curso, na área de especialização do mestrado. O trabalho a realizar implica a realização da investigação empírica e a elaboração do relatório dessa investigação. O relatório de investigação é apresentado e defendido perante um júri. |
Condições de acesso
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo-Motor:
- Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário, profissionalizados e titulares do grau de licenciatura, e outros titulares do grau de licenciatura em áreas afins ou com atividade profissional relevante face aos objectivos do curso
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, nas áreas referidas na alínea a)
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos, desde que nas áreas referidas na alínea a)
- Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos. (alínea d) do n.º 1 do artigo 17º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, com as alterações introduzidas pelos normativos subsequentes)
Estudante internacional
Todas as informações relacionadas com a candidatura do Estudante Internacional ao Politécnico de Leiria devem ser consultadas na página de Candidaturas de Estudantes Internacionais.
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo-Motor:
- Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário, profissionalizados e titulares do grau de licenciatura, e outros titulares do grau de licenciatura em áreas afins ou com atividade profissional relevante face aos objectivos do curso
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, nas áreas referidas na alínea a)
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos, desde que nas áreas referidas na alínea a)
- Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos. (alínea d) do n.º 1 do artigo 17º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, com as alterações introduzidas pelos normativos subsequentes)
Estudante internacional
Todas as informações relacionadas com a candidatura do Estudante Internacional ao Politécnico de Leiria devem ser consultadas na página de Candidaturas de Estudantes Internacionais.
Edital
Edital 2025 2v
Edital 2025 2v
Acreditação
Estado: Acreditado
Nº de anos de acreditação: 3
Data da publicação: 23-03-2023
Acreditação A3ES
Estado: Acreditado
Nº de anos de acreditação: 3
Data da publicação: 23-03-2023
Acreditação A3ES
Mais informações
Plano de estudos
Despacho n.º 11884/2012, D.R. n.º 173, 2.ª série de 06-09-2012
Acreditação como Formação Especializada
A edição deste curso encontra-se acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.
Edição 2022-2024: CCPFC/CFE-3606/22
Nº horas acreditadas: 400
Área de formação: Educação Especial
Edição 2023-2025: CCPFC/CFE-3673/23
Nº horas acreditadas: 400
Área de formação: Educação Especial
Nota:
Nos termos do disposto no n.º 2 do art.º 4º do regime jurídico da formação especializada de educadores de infância e de professores dos ensinos básico e secundário, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 95/97, de 23 de abril, este mestrado só pode ser considerado como curso de formação especializada para aqueles que, à data da admissão, sejam educadores de infância, professores do ensino básico ou professores do ensino secundário profissionalizados e com, pelo menos, cinco anos de serviço docente.
Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de professores (dimensão científica e pedagógica), o curso releva para a progressão em carreira de professores do grupo 910.”
Reconhecimento para efeitos de progressão na carreira docente
Para mais informação sobre o reconhecimento deste mestrado para efeitos de progressão na carreira, consulte o Sítio DGAE/Gestão de Recursos Humanos/Pessoal docente/Carreira/Aquisição de outras habilitações , onde poderá encontrar a lista de cursos reconhecidos e os respetivos grupos de recrutamento.
Plano de estudos
Despacho n.º 11884/2012, D.R. n.º 173, 2.ª série de 06-09-2012
Acreditação como Formação Especializada
A edição deste curso encontra-se acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.
Edição 2022-2024: CCPFC/CFE-3606/22
Nº horas acreditadas: 400
Área de formação: Educação Especial
Edição 2023-2025: CCPFC/CFE-3673/23
Nº horas acreditadas: 400
Área de formação: Educação Especial
Nota:
Nos termos do disposto no n.º 2 do art.º 4º do regime jurídico da formação especializada de educadores de infância e de professores dos ensinos básico e secundário, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 95/97, de 23 de abril, este mestrado só pode ser considerado como curso de formação especializada para aqueles que, à data da admissão, sejam educadores de infância, professores do ensino básico ou professores do ensino secundário profissionalizados e com, pelo menos, cinco anos de serviço docente.
Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de professores (dimensão científica e pedagógica), o curso releva para a progressão em carreira de professores do grupo 910.”
Reconhecimento para efeitos de progressão na carreira docente
Para mais informação sobre o reconhecimento deste mestrado para efeitos de progressão na carreira, consulte o Sítio DGAE/Gestão de Recursos Humanos/Pessoal docente/Carreira/Aquisição de outras habilitações , onde poderá encontrar a lista de cursos reconhecidos e os respetivos grupos de recrutamento.
Candidatura
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Taxa de candidatura
60€
60€
Taxa de matrícula/inscrição
Contingente geral: 50€*
Contingente estudante internacional: 100€*
*Inclui seguro escolar
Contingente geral: 50€*
Contingente estudante internacional: 100€*
*Inclui seguro escolar
Propina anual
Contingente geral: 1140€
Contingente estudante internacional: 3000€
Contingente geral: 1140€
Contingente estudante internacional: 3000€