Dia Internacional da Mulher 2025

8 de março de 2025

Dia Internacional da Mulher

A entrada em vigor da Convenção do Conselho da Europa para a Prevenção e o Combate à Violência contra as Mulheres e a Violência Doméstica é um dos marcos internacionais mais abrangentes que conduz ao estabelecimento de uma política de tolerância zero contra a violência, apresentando-se como um avanço essencial para garantir a segurança das mulheres e a verdadeira igualdade de género.

A convenção assenta em três pilares fundamentais: a prevenção da violência, a proteção das vítimas e a responsabilização dos agressores. Invoca ainda à participação de toda a sociedade, especialmente de homens e rapazes, na mudança de comportamentos e na construção de uma cultura de igualdade e respeito. Reconhecemos que a violência contra as mulheres está profundamente enraizada nas desigualdades sociais e perpetuada por uma cultura de tolerância e negação. Apesar dos progressos, os desafios e as desigualdades baseadas no género ainda persistem em todo na sociedade.

Por isso, neste Dia Internacional da Mulher, é fundamental destacar o muito que há por fazer. Cabe a cada um de nós, como cidadãos, contribuir para essa mudança.

O Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade para dar visibilidade a estas questões, promover a consciencialização e inspirações concretas para melhorar as condições de vida das mulheres em todo o mundo.

Enquanto Presidente do Instituto Politécnico de Leiria, quero neste dia significativo, estendendo-o a todos os dias, dirigir uma saudação muito especial a todas as Mulheres da nossa instituição, reconhecendo e agradecendo o seu inestimável contributo e dedicação. É com o vosso empenho, força de trabalho e sentido de compromisso institucional que fazemos da nossa instituição uma referência nacional e internacional.

Carlos Rabadão
Presidente do Instituto Politécnico de Leiria