1st and 2nd cycle of Primary School Teaching (Math and Science of Nature)

1st and 2nd cycle of Primary School Teaching (Math and Science of Nature)

Course Type:
Master’s Programme

Programme Content

The content of this web page is written in Portuguese as this programme/course is only taught in Portuguese.

Programme Introduction

O Mestrado visa qualificar para a docência no 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências  Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, nos termos do Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, desenvolver competências teóricas e operacionais que permitam a estes profissionais uma reflexão e intervenção adequadas a contextos educativos diversificados, mais especificamente no 1.º Ciclo do Ensino Básico e no 2.º Ciclo do Ensino Básico, em Matemática e Ciências Naturais e, ainda, ser uma formação complementar ao Curso de Licenciatura em Educação Básica, em conformidade com a legislação acima referida.

Programme Coordinator

Hugo Alexandre Lopes Menino

hugo.menino@ipleiria.pt

 

Reference

2144

School

City

Language

Portuguese

Type

Morning & Afternoon

Length

4 Semestres

Vacancies

Contingente geral: 22

Notice

Edital 2025 2v (PT Doc)

DGES certification

Objectives

Programme
  • Aprofundar e aplicar conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos  relacionados  com o ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico e com o ensino de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
  • Consolidar competências de planificação, atuação, avaliação, reflexão e análise crítica considerando as especificidades de contextos educativos diversificados
  • Construir saberes científicos, culturais, tecnológicos e profissionais, mobilizando conhecimentos e capacidades, e adotando atitudes crítico-reflexivas em contextos educativos diversificados
  • Problematizar o papel da escola enquanto polo de desenvolvimento pessoal, social e cultural, concebendo e/ou participando em projetos de investigação em contexto escolar e/ou não escolar
  • Desenvolver capacidades de investigação e competências potenciadoras do envolvimento em percursos de aprendizagem e desenvolvimento profissional ao longo da vida
  • Desenvolver uma consciência responsável, reflexiva e crítica na construção da sua identidade pessoal, social e profissional