1st and 2nd cycle of Primary School Teaching (Portuguese Language, Portuguese History and Geography)
Programme Content
The content of this web page is written in Portuguese as this programme/course is only taught in Portuguese.
Programme Introduction
O Mestrado tem como missão a qualificação dos seus estudantes para a docência no 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Português, História e Geografia do 2.º Ciclo do Ensino Básico, nos termos do Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio. Pretende-se, ainda, desenvolver competências teóricas e operacionais que permitam a estes profissionais uma reflexão e intervenção adequadas a contextos educativos diversificados, mais especificamente no 1.º Ciclo do Ensino Básico e no 2.º Ciclo do Ensino Básico, em Português, História e Geografia e ser uma formação complementar ao Curso de Licenciatura em Educação Básica, em conformidade com a legislação já referida.
Programme Coordinator
Maria José Nascimento Gamboa
Coordenadora interina
Dina Catarina Duarte Alves
Reference
School
City
Language
Type
Length
Vacancies
General contingent: 22
International contingent: 0
Notice
Edital 2025 2v (PT Doc)
DGES certification

Objectives
- Qualificar para a docência no 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Português, História e Geografia do 2.º Ciclo do Ensino Básico, nos termos do Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio
- Desenvolver competências teóricas e operacionais que permitam a estes profissionais uma reflexão e intervenção adequadas a contextos educativos diversificados, mais especificamente no 1.º Ciclo do Ensino Básico e no 2.º Ciclo do Ensino Básico, em Português, História e Geografia
- Ser uma formação complementar ao Curso de Licenciatura em Educação Básica, em conformidade com a legislação acima referida
Objetivos de aprendizagem:
- Aprofundar e aplicar conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos relacionados com o ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico e com o ensino de Português, História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico
- Consolidar competências de planificação, atuação, avaliação, reflexão e análise crítica considerando as especificidades de contextos educativos diversificados
- Construir saberes científicos, culturais, tecnológicos e profissionais, mobilizando conhecimentos e capacidades, e adotando atitudes crítico-reflexivas em contextos educativos diversificados
- Problematizar o papel da escola enquanto polo de desenvolvimento pessoal, social e cultural, concebendo e/ou participando em projetos de investigação em contexto escolar e/ou não escolar
- Desenvolver capacidades de investigação e competências potenciadoras do envolvimento em percursos de aprendizagem e desenvolvimento profissional ao longo da vida
- Desenvolver uma consciência responsável, reflexiva e crítica na construção da sua identidade pessoal, social e profissional.
