
Tourism Digital Marketing
Tourism Digital Marketing
Conteúdo do curso
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Apresentação do curso
O curso Técnico Superior Profissional em Marketing Digital no Turismo visa formar profissionais capazes de planear, implementar, gerir, monitorizar e avaliar estratégias e ações de comunicação em marketing digital com recurso a novas tecnologias de informação e comunicação, no setor do turismo.
Coordenador do curso
Célia Maria Salmim Rafael
celia.rafael@ipleiria.pt
Código
City
Language
Type
Duração
Registo DGES

Objetivos
- Desenvolver e executar um plano de marketing digital que inclua ações integradas de marketing digital aplicadas ao setor turístico;
- Selecionar e gerir as ferramentas e plataformas digitais mais recentes, necessárias à implementação de ações de marketing digital na comunicação, distribuição e venda de produtos ou serviços turísticos;
- Apoiar o empregador ou cliente no desenvolvimento de novos produtos turísticos, e na sua promoção em ambiente digital;
- Analisar o comportamento do consumidor e turista utilizando as potencialidades disponibilizadas por diversas plataformas digitais;
- Produzir e gerir conteúdos em formato texto, imagem, áudio ou vídeo para o meio digital atendendo a objetivos estratégicos da empresa ou entidade do setor do turismo;
- Planear, coordenar e monitorizar campanhas de publicidade digital, baseadas em ferramentas gratuitas ou remuneradas;
- Definir e implementar um plano estratégico de Social Media Marketing, explorando, gerindo e monitorizando a presença nas principais redes sociais, websites de recomendação e blogues de turismo;
- Gerir relacionamento com clientes utilizando diversos meios, incluindo e-mail, SMS e aplicações móveis;
- Utilizar mecanismos de otimização do posicionamento em motores de pesquisa;
- Participar na prospeção de clientes para um empregador ligado a serviços de marketing digital construindo um portefólio, uma apresentação de empresa, e propostas de orçamento.
Saídas Profissionais
Os futuros diplomados, podem integrar agências de publicidade e Marketing Digital, empresas do setor turístico e hotelaria com departamento de Marketing, que já utilizem ou pretendam vir a utilizar os canais digitais para captar clientes, promover produtos ou serviços ou para gerar oportunidades de negócio. Estas serão algumas das possíveis saídas profissionais:
- Gestor de marketing digital;
- Gestor de redes sociais/Social Media;
- Gestor de marcas/ Digital Branding;
- Gestor campanhas online;
- Analista de meios;
- Analista de resultados;
- Responsável SEO (Search Engine Optimization) e SEM (Search Engine Marketing);
- Gestor de conteúdos online Consultor de marketing digital.

Study Plan
- 1º Ano
- 2º Ano
Código | Nome | Semestre | ECTS | Duração |
---|---|---|---|---|
Tecnologias de Informação e Comunicação | Semestral | 5 | 60 horas | |
Língua Inglesa | Semestral | 6 | 60 horas | |
Fundamentos de Turismo | Semestral | 4 | 45 horas | |
Introdução ao Marketing | Semestral | 5 | 60 horas | |
Design e Comunicação | Semestral | 6 | 60 horas | |
Técnicas de Escrita Criativa | Semestral | 5 | 60 horas | |
Métodos Quantitativos Aplicados | Semestral | 4 | 45 horas | |
Edição Imagem e Vídeo | Semestral | 5 | 60 horas | |
Direito da Informática | Semestral | 4 | 45 horas | |
Geografia e Recursos Turísticos | Semestral | 6 | 60 horas | |
Marketing Digital | Semestral | 6 | 60 horas | |
Comportamento Consumidor Online | Semestral | 4 | 45 horas |
Código | Nome | Semestre | ECTS | Duração |
---|---|---|---|---|
Produção de Conteúdos Web | Semestral | 5 | 60 horas | |
Mobile Marketing | Semestral | 6 | 60 horas | |
Negócios em Turismo B2B | Semestral | 4 | 45 horas | |
Canais de Distribuição e Reserva Turística | Semestral | 5 | 60 horas | |
Inovação e Desenvolvimento de Produtos Turísticos | Semestral | 5 | 60 horas | |
Gestão de Redes Sociais | Semestral | 5 | 60 horas | |
Estágio | Semestral | 30 | 640 horas |
Condições de acesso
- Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente
- Titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional
- Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março
- Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente
- Titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional
- Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março
Mais informações
Plano de estudos
Aviso n.º 5372/2018, publicado em Diário da República, 2.ª série, de 20 de abril
Atualizado pelo Despacho n.º 4983/2019, DR – 2.ª Série, de 17/05.
Plano de estudos
Aviso n.º 5372/2018, publicado em Diário da República, 2.ª série, de 20 de abril
Atualizado pelo Despacho n.º 4983/2019, DR – 2.ª Série, de 17/05.
Edital 2021

Prosseguimento de estudos
ACESSO E INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR
O acesso e ingresso no Ensino Superior para os titulares de um Curso Técnico Superior Profissional (TeSP) é regulado pelo Decreto-Lei n.º 113/2014. Os titulares de um TeSP podem concorrer a um ciclo de estudos de licenciatura pela via dos Concursos Especiais de Acesso ao Ensino Superior.
O ingresso estará sujeito a seriação, conforme legislação aplicável, e ao número de vagas estipulado para o curso/regime a que se candidata. As informações sobre os concursos especiais podem ser consultadas aqui.
Taxa de candidatura
60€
60€
Taxa de matrícula
Contingente geral: 30€*
Contingente internacional: 100€*
*Inclui Seguro Escolar
Contingente geral: 30€*
Contingente internacional: 100€*
*Inclui Seguro Escolar
Taxa anual
Contingente Geral: 697 €
Contingente internacional: 2.250,00 €
Contingente Geral: 697 €
Contingente internacional: 2.250,00 €
