ESAD.CR
Bridget Bardo, Space Collectors, 2020.

Pensare per Immagini

Luca Martinucci
Studio 18-25

CONFERÊNCIA
24 DE MAIO DE 2024, 14:30
SALA 26 DO EP1 – ESAD.CR

18—25 Research Studio for Architectural Visualization é um laboratório para a construção de imagens de arquitectura. O nosso trabalho é um instrumento de apoio aos projectistas, que permite não só testar as relações espaciais e de luz, mas também afinar a aplicação dos materiais escolhidos. Na nossa pesquisa de novos métodos de representação arquitectónica procuramos paradigmas alternativos e atmosferas específicas. Acreditamos que uma imagem deve ter a capacidade de seduzir e ficar marcada na memória, comunicando rapidamente o carácter de um ambiente. Os nossos princípios construtivos baseiam-se nas regras da perspectiva clássica, nos cânones da proporção, nas leis da óptica e da composição fotográfica. 18—25 procura o equilíbrio entre a visão científica e a representação onírica de uma atmosfera. A escolha de um ponto de vista rigoroso, do melhor enquadramento, da luz mais expressiva, associado à preocupação no detalhe, constrói a realidade 18—25.

18—25 é um laboratório para a construção de imagem de arquitetura fundado em 2010 e sediado em Lisboa. Atualmente é liderado pelos arquitetos Luca Martinucci (1976, Bérgamo/Itália) e Filipe Alves (1979, Cascais). Dedica-se à pesquisa de processos de simulação e métodos de representação relacionados com o universo arquitetónico, cruzando a multidisciplinaridade e a História da Arquitetura e da Arte. Com uma forte componente tecnológica, o seu trabalho inclui investigação em contextos de Realidades Virtual e Aumentada. O estúdio tem sido convidado para apresentar o seu trabalho em diversas conferências em universidades portuguesas e nas exposições coletivas “Inner Space”, com “Aemula Naturae” no MNAC – Museu Nacional de Arte Contemporâneo (5.ª Trienal de Arquitetura de Lisboa, 2019); “Spherical Intersect” nas Carpintarias de São Lázaro (Archisummit Lisboa, 2019); “Natural Intelligence, What AI still can’t do?” com “Paradise” do Vivarium Festival (Porto, 2019); “Me myself and my avatar” com “Paradise” na Universidade de Nebraska-Lincoln (EUA, 2018); “Utopia/Distopia” com “Paradise” no MAAT- Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia (Lisboa, 2017); “O que é Inovação em Arquitectura?” com “D’aprés Piranesi” no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (Lisboa, 2016); “Lusíada 30 Anos Arquitectura” no Museu Nacional dos Coches (Lisboa, 2016); “PIXEL/ BRICK/PIXEL” na Universidade do Minho (Guimarães-Portugal 2015); “D’aprés Piranesi” no Arquiteturas Film Festival (Lisboa, 2013 e 2015); com o artista plástico Tomás Hipólito com Persona 3D 9+1 imagens e vídeo (Galeria Baginsky, Lisboa, 2013).