Arquivo

ESAD.CR

Aula aberta

Inês Sapeta Dias

AULA ABERTA
21 DE MARÇO DE 2025, 10H
AUDITÓRIO DO EP1 – ESAD.CR

Aula aberta com Inês Sapeta Dias (Lisboa, 1980), programadora, investigadora e realizadora na área do cinema, centrada na sua relação com as noções de arquivo audiovisual e património cultural associado ao filme amador, a partir das quais tem trabalhado em colaboração com diferentes autores, geografias e instituições desde 2004.
A sessão abordará a sua intervenção em programas públicos de mostra e organização destes conteúdos, frequentemente próximos do anonimato e do desaparecimento, e o seu papel enquanto criadora através da exibição de “Atlas de um Cinema Amador”, um projeto de mapeamento do cinema feito fora dos circuitos profissionais, em 13 episódios, que co-realizou com Luísa Homem.

Inês Sapeta Dias (Lisboa, 1980) é programadora, investigadora e realizadora na área do cinema. Doutorada em Ciências da Comunicação, organiza programas de cinema desde 2004, primeiro na Filmoteca de Catalunya (Barcelona), e depois na Videoteca do Arquivo Municipal de Lisboa onde recentemente foi responsável pelo lançamento de projectos como “Traça – Mostra de Filmes de Arquivos Familiares, Topografias Imaginárias” ou “O que é o Arquivo?”. Em 2011 teve carta branca da Cinemateca Portuguesa para programar cinco sessões e em 2012 coprogramou uma retrospectiva de cinema documental português nos États Généraux du Film Documentaire, em Lussas (França). Em 2008 finalizou o seu primeiro filme, “Retrato de Inverno de uma paisagem ardida” (16mm, 40′), que contou com o apoio financeiro do ICA/RTP e foi projectado em diversos festivais e mostras de cinema nacionais e internacionais.