
ARTES SONORAS
Ao Encontro de Utopia(s)
Rui Chaves
RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS DO MESTRADO EM ARTES DO SOM E DA IMAGEM_ESAD.CR EM PARCERIA COM A ASSOCIAÇÃO CULTURAL OSSO_4ª EDIÇÃO_2025
28 DE ABRIL A 2 DE MAIO DE 2025
INSTALAÇÕES DA OSSO, ALDEIA DE S. GREGÓRIO, CALDAS DA RAINHA
Neste laboratório de cinco dias dedicado à escuta, imaginação e criação coletiva, exploraremos juntos o potencial do sonoro enquanto ferramenta para reinventar o mundo e enfrentar as distopias cotidianas. Por meio de práticas como escrita criativa, gravações de campo e ações performativas, buscaremos respostas individuais aos desafios impostos pela crise atual de imaginação, que permite que necropolíticas e autoritarismos avancem sem resistência. A cantoria nas ruas de São Gregório. O improviso com o coro do amanhecer. A visita guiada à horta do(a) vizinho(a). A conversa com estranhos. A instrução para uma ação quase impossível. A proposta é abrir espaços para observar, escutar e fabular alternativas, incluindo a interação sonora entre humanos e não-humanos. Ao final da semana, cada participante apresentará sua própria “utopia sonora”, resultado das experiências vivenciadas coletivamente, em um espaço aberto de escuta e partilha. Será possível reencontrar, nas pequenas práticas cotidianas, lembranças de que existem caminhos para outros futuros?
RUI CHAVES é professor, artista e pesquisador na área de estudos sonoros. Seus interesses envolvem performance, política e arquivo. Doutorado em Música pela Queen’s University Belfast (2013), foi pesquisador pós-doutoral no NuSom – Núcleo de Pesquisas em Sonologia da Universidade de São Paulo. Em 2019, coeditou com Fernando Iazzetta o volume “Making it Heard: A History of Brazilian Sound Art” (Bloomsbury). Desde 2019, coordena com Iazzetta o netlabel Berro. Foi professor visitante no Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba (2020-2024). Sua prática artística envolve frequentemente abordagens poéticas que investigam a relação entre som, memória e narrativas pessoais e coletivas.
