Arquivo

ESAD.CR

FOTOGRAFIA e TEXTO
As várias camadas de ocupação da paisagem| território: social – artificial – construção – ficção – pessoal – arquivo.

Mariana Viegas

RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS DO MESTRADO EM ARTES DO SOM E DA IMAGEM_ESAD.CR EM PARCERIA COM A ASSOCIAÇÃO CULTURAL OSSO_4ª EDIÇÃO_2025
DE 5 A 9 DE MAIO DE 2025
INSTALAÇÕES DA OSSO, ALDEIA DE S. GREGÓRIO, CALDAS DA RAINHA

Métodos de mapeamento e de abordagem.
Participação e ecossistema social.
Entremos.
E observamos que: entre nós existe uma série ínfima de opções de colaboração, que somos guiados pelas nossas afinidades comuns e escolhas, e que desenvolvemos o trabalho com o olhar do outro ao nosso lado.
Construímos histórias do que andamos ou nos propomos a viver e/ou do que nos parece possível tornar ficção ou não.
Num fio de tempo, encontrando referencias comuns e desenrolamos o fio de uma narrativa.

MARIANA VIEGAS, nasce em Lisboa em 1969, vive e trabalha na Arrábida.
Curso Avançado de Artes Plásticas e Curso de Fotografia pelo Ar.Co. 
Inicia o seu percurso nos anos 90 na Revista Kapa. Como fotografa de cena trabalha com a Madragoa/Gemini Films com Pedro Costa, Raquel Freire, Margarida Gil, Manoel de Oliveira, João César Monteiro e João Botelho entre outros.  Publica com a Assírio e Alvim, DN, Público e Marie Claire, Grande Reportagem, Le Monde, Libération e Les Inrockuptibles. Bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian para o Location1 em NY 2006/2007. Projeto apoiado pela DGArtes em 2009. Artista residente na Fundação E. Schiele na R. Checa, no GlougAir, Berlim e em Copenhaga na Fabrikken for Kunst og Design. Representada em diversas coleções: Novo Banco Photo, Fundação Leal Rios, PLMJ, Instituto do Livro, Lisboa, Troia Design Hotel, Fundação Ilidio Pinho, Porto, Museu da Imagem, Braga, Duvernois Landscape St., NY, Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro e coleções privadas.