
CINEMA DOCUMENTAL
A estrada
Luciana Fina
RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS DO MESTRADO EM ARTES DO SOM E DA IMAGEM_ESAD.CR EM PARCERIA COM A ASSOCIAÇÃO CULTURAL OSSO_4ª EDIÇÃO_2025
DE 12 A 16 DE MAIO DE 2025
INSTALAÇÕES DA OSSO, ALDEIA DE S. GREGÓRIO, CALDAS DA RAINHA
Seguita la vita come prima
con gente in piedi, seduta,
e che cammina.
A vida segue como outrora
com gente em pé, sentada,
e que caminha.
— Patrizia Cavalli
“Le mie poesie non cambieranno il mondo”, 1972
A estrada corre ao longo da aldeia, entre dois vales.
De um lado e do outro dela, as casas abrigam visões dos habitantes, expondo o tempo e o modo que os viu chegar aqui.
Fachadas e casas distribuem-se nas duas margens, a linha da estrada separa e une.
Lugar de passagem e encontro. Espelho, abertura ou limite, à porta de casa.
Continuidade e ruptura, vestígio ou projecto de um centro habitado.
Abre-se a hipótese de uma geografia, de uma cartografia, de um percurso ou atravessamento.
Tempos atrás, na estrada, viram-se pessoas a conversar, caminhar e assobiar.
LUCIANA FINA Cineasta e artista italiana, trabalha em Lisboa desde 1991. Investigando as hipóteses do Cinema no campo das Artes, tem desenvolvido um trabalho destinado a salas de cinema, palcos, museus e galerias. Após a formação em Literaturas Românicas, inicia uma longa colaboração com a Cinemateca Portuguesa como programadora. Em 1993 cria a primeira instalação Super 8 para o palco, “Branco Sujo”, com a coreografia de João Fiadeiro. Estreia-se na realização em 1998, integrando a geração de cineastas que deram nova vida ao documentário em Portugal. Entre 2002 e 2003, com a instalação “CCM” na Fundação Gulbenkian e o tríptico “CHANTportraits” no Museu do Chiado, focando os temas das migrações e do retrato, dá início ao seu percurso em espaços expositivos. O extenso corpo de trabalho, filmes, instalações fílmicas e site-specific, tem sido apresentado internacionalmente em festivais de cinema e exposições, estando representado na Colecção do Museu Calouste Gulbenkian, na Colecção Nouveaux Medias do Centre Georges Pompidou, Colecção do Museu do Neo-Realismo e CACE Colecção de Arte Contemporânea do Estado.
Professora convidada no Ar.co, História(s) do Cinema, de 2017 a 2023.
Investigadora em Artes da Imagem em Movimento, colaboradora do Centro de Investigação e de Estudos em Belas- Artes (CIEBA), Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes.
