O JingleRock é um evento de cariz solidário realizado pelos alunos do 3.º ano de Relações Humanas e Comunicação Organizacional (RHCO) da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do IPLeiria. O evento será realizado no Mercado Sant’Ana e consiste numa conferência sobre a música de Leiria seguida de atuações de artistas locais. Todo o lucro dos pontos de venda de comida, bebida e quermesse será direcionado à Associação ATLAS.
Programa
18:15 – 19:00 – Conversa sobre: A música de Leiria
Vasco Silva (Omnichord)
mARCIANO aka Homem de Marte (Compositor/Músico)
Moderador – Jorge Dias (DJ Cut’s)
19:20 – 20:05 – Atuação da Banda Lima Leon
20:25 – 21:10 – Atuação de Iara Marques
21:30 – 22:15 – Atuação da Banda EN1
22:30 – 23:00 – Agradecimentos e entrega de Cheque à Associação ATLAS
Participantes
[Conferência]
Vasco Silva:
Vasco Silva descobre a sua sensibilidade rítmica muito novo.
Ao roubar os tachos e panelas da sua avó rapidamente percebe que o seu instrumento é a bateria.
Na adolescência começa a compor as primeiras canções com amigos e daí surgem os Whales, banda da qual é membro-fundador. Apesar de ter uma licenciatura em Engenharia Informática, sempre foi a paixão pela música que mais o motivou e é aí que surge a oportunidade de entrar na Omnichord, editora que sempre acompanhou.
Desde então, tem descoberto novas paixões dentro desta área: entre outras funções de produção, coordena projetos educativos e comunitários, como A Música dá Trabalho ou Nascentes.
Jorge Dias aka DJ CUT’S:
Jorge Vaz Dias aka DJ CUT’S
Poeta Inacabado, amante das artes e da vida em geral.
Foi dj e agente cultural ligado ao Bar ANUBIS em Leiria durante 21 anos.
Gestor temático na mesma casa, organizou o concurso BEST DJ ANUBIS durante 7 épocas, e tem ainda vocação para as áreas das danças latinas e o rock alternativo.
Frequentou o curso de RHCO na ESECS de 2007 a 2011.
Escreve regularmente para o Jornal de Leiria sobre livros.
mARCIANO aka Homem de Marte:
Marciano Homem de Marte (Músico, cantor, compositor e autor)
Presente no nosso planeta desde 1978
Desde cedo, encontrou na música a sua paixão maior, que o acompanha ao longo de uma carreira marcada pela reinvenção e pela exploração de diferentes estilos e projetos.
Deu os primeiros passos no mundo da música como fundador da banda Cyber Christ. Uma relação de pouca duração, devido a diferendos criativos. Apesar de fundador, decide sair.
Em 1998, integrou os Canker Bit Jesus, grupo que nasceu após a dissolução dos populares Exomortis de Leiria. Com a sua entrada, o som da banda evoluiu para um rock musculado, que conquistou fãs pela energia dos seus espetáculos. Foram 13 anos de atividade, que terminaram em 2010.
Após o fim dos Canker Bit Jesus, Marciano lançou o projeto Homem de Marte & Os Invasores. A banda estreou-se em 2011 na Receção ao Caloiro de Leiria. Em 2012, destacaram-se na Festa do Avante, e em 2013 venceram o Festival de Música Moderna de Corroios, onde conquistaram a oportunidade de gravar um EP e de dividir o palco com os lendários The Chameleons. Desde 2014, encontram-se em hiato, deixando uma marca relevante no circuito musical.
Com um desejo de explorar a obra de Zeca Afonso e homenagear grandes nomes da música portuguesa, Marciano formou os Índios da Meia Praia – Tributo a Zeca Afonso e aos Amigos da Luta, acompanhado por Bé (guitarra clássica) e Joel Madeira (contrabaixo). O repertório celebra também José Mário Branco, Fausto, Adriano Correia de Oliveira, Manuel Freire, entre outros. Em 2018, com a saída de Joel Madeira, o grupo continuou como duo, mantendo vivo o espírito de homenagem e reinvenção.
Desde 2015, apresenta-se também como mARCIANO, um projeto a solo que reflete a sua constante busca por novas atmosferas sonoras e pela expansão dos limites da criação musical.
Em 2023, Marciano expandiu a sua expressão artística para a literatura, lançando o livro Homem de Marte. A obra reflete uma visão pessoal e poética sobre a vida, a música e o universo, solidificando a sua versatilidade como criador.
Marciano Homem de Marte continua a trilhar um percurso marcado pela inovação e paixão, seja em palco, no estúdio ou nas páginas de um livro. A sua capacidade de se reinventar mantém-no como uma figura única e inspiradora no panorama artístico português.
[Concertos]
Iara Marques:
– Natural de Coimbra;
– Formada em Audiologia na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra;
– Sempre teve uma certa influência para cantar do seu avô paterno.
Banda LIMA LEONE
– Alunos da ESECS;
– São uma banda recente e em ascensão;
– Têm músicas originais;
– Focada em ser reconhecida e oferecer o melhor que podem dar no âmbito da música.
BANDA EN1
– Banda de rock proveniente de Leiria, formada em Março de 2020;
– Inspirados pelos “Ornatos Violeta” e “Guns & Roses”;
– O seu estilo centra-se em “música rock clássica com uma vertente de modernismo”, tendo um estilo muito abrangente e uma musicalidade dinâmica, incorporando elementos únicos nas suas composições, como portas a ranger, gatos a miar ou até mesmo assobios.
O que pode encontrar mais neste evento:
Comida | Bebidas | Quermesse | Banca da Atlas | Pinturas Faciais | Pai Natal e duendes
Quem apoiamos?
Atlas – People Like Us
A ATLAS – People Like Us é uma associação sem fins lucrativos sediada em Leiria, Portugal. A sua missão é apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade social, promovendo a inclusão e a igualdade de oportunidades. A associação desenvolve diversos projetos e iniciativas, incluindo programas de voluntariado, apoio a famílias carenciadas, e atividades de integração social e comunitária
Parceiros institucionais:
Parceiros: