Docentes
Fotos
Vídeos
Bolsas e Prémios

Bolsa IPL Indústria 2018/19 Rafael Fonseca

Prémios SAGE – 2019 Dina Maria Santos Correia e Sofia Sequeira Gomes Joana Filipa Silva Rendeiro e Patrícia Isabel Coelho Silva Edgar José Martins Garcez e Raúl Sobreira Caetano

Prémios IMB – 2019 Dina Maria Santos Correia e Sofia Sequeira Gomes
Parcerias
Tributo às organizações que acolhem os nossos estudantes em estágios, atribuem prémios, patrocinam bolsas de estudo e apoiam os nossos eventos

UC Simulação Empresarial A importância da UC de Simulação Empresarial na estrutura curricular do curso foi também reconhecida pela Ordem dos Contabilistas Certificados ao reconhecer esta UC para efeitos de dispensa de estágio profissional de acesso à profissão.

UC Simulação Empresarial Desde a primeira edição (2005/2006) até hoje, temos contado com a parceria da SAGE Portugal, que, além de disponibilizar o seu software como opção de trabalho aos estudantes, atribui anualmente um prémio aos seis melhores estudantes da UC.

UC Simulação Empresarial Desde (2017/2018) até hoje, a IMB – Gestão e Contabilidade, Lda. reconhece também as competências dos finalistas e diplomados do curso, atribuindo anualmente um prémio ao melhor trabalho (grupo) da UC.




Testemunhos

Robert Branco
Regime pós-laboral de 2008 a 2011
- Inspetor Tributário na Autoridade Tributária e Aduaneira
- Contabilista Certificado
- A sua abrangente estrutura curricular nas diversas áreas das ciências empresariais, permitindo uma boa preparação ao acesso a profissões como Contabilista Certificado ou Revisor Oficial de Contas;
- Um corpo docente experiente e reconhecido, quer na vertente académica, quer na vertente profissional;
- A localização geográfica do IPLeiria.
A exigência, o rigor e o constante apoio que senti dos docentes, no decorrer do curso, permitiram-me adquirir, desenvolver e consolidar competências técnicas nos domínios da Contabilidade, da Fiscalidade e das Finanças Empresariais, fundamentais para o desempenho de funções na área das ciências empresariais e que atualmente desempenho.

Bruno Loic Roda
Regime diurno de 2007 a 2010
- Auditor financeiro, numa sociedade de revisores oficiais de contas
- Consultor financeiro, numa empresa de consultoria de empresas
Os conteúdos programáticos associados ao plano deste ciclo de ensino permitiram-me obter competências técnicas aplicáveis ao contexto real do mercado de trabalho. As disciplinas lecionadas – contabilidade financeira e analítica, fiscalidade, cálculo financeiro, entre outras – permitiram que desenvolvesse sentido de orientação no âmbito de normas contabilísticas e legislação fiscal, e fomentaram o gosto pela produção de outputs financeiros relevantes para a tomada de decisão. Além disso, os momentos de avaliação contínua, que contemplavam, na maioria das unidades curriculares, a execução de trabalhos em grupo, bem como a UC “simulação empresarial”, vieram estimular a minha capacidade de resposta face a deadlines exigentes e o foco na entreajuda e trabalho em equipa.
A frequência do curso permitiu-me ainda participar em projetos conjuntos com estabelecimentos de ensino superior europeus, que levou a melhorar a minha habilidade comunicativa em ambientes multiculturais.

Lídia Pinto
Lic. Bietápica de 2000 a 2004
- Revisora Oficial de Contas
- Contabilista Certificado
- Assistente Convidada na ESTG-Politécnico de Leiria
Com este curso adquiri varias competências pessoais e profissionais nomeadamente, a motivação para estudar, o espirito de equipa, o sentido de organização, a gestão do tempo e a ética profissional.
A licenciatura em Contabilidade e Finanças teve um impacto decisivo na minha evolução e independência profissional. A experiência adquirida antes do curso, aliada aos conhecimentos académicos e ao diploma obtido, foram a combinação perfeita para a realização dos meus sonhos que se tornaram em objetivos profissionais e pessoais.

Aurélio Silva
- Contabilista Certificado
- Membro da Assembleia Representativa da Ordem dos Contabilistas Certificados
- É o Responsável Técnico num Gabinete de Contabilidade e de Consultoria na área Fiscal e de Apoio à Gestão de Recursos Humanos.
A frequência do curso de Contabilidade e Finanças foi essencial para desenvolver competências para a minha vida profissional, pois coincidiu com a entrada em vigor de novo normativo contabilístico, o que me permitiu aprofundar bastante as normas a aplicar na Contabilidade. Por outro lado, as diversidades de matérias abrangidas pelo curso permitiram todo um novo conjunto de competências também nas áreas financeira e fiscal. Sendo frequentes os trabalhos em grupo, o debate de ideias e a implementação de metodologias adequadas, permitiu-me, também, desenvolver capacidades de comunicação e de colaboração com outros colegas.

Joana Rendeiro
Regime diurno de 2015 a 2018
- Contabilista Certificada
- Responsável pela contabilidade financeira e de gestão numa empresa de transportes e logística
Escolhi licenciar-me em contabilidade porque sempre adorei Matemática, raciocínio e lógica. Sempre me cativou muito a área económico-empresarial, em particular, a Contabilidade, que organiza a informação para tomar melhores decisões e fazer um acompanhamento do estado da empresa. Esta vertente interessou-me tanto que optei por especializar-me de modo a explorar mais a área de controlo, intrinsecamente ligada à contabilidade de gestão.
Percebi, ao longo do tempo que, de facto, o que me preenchia mais não era a Contabilidade “nua e crua”, mas a informação que a Contabilidade produz, permitindo ver para lá dos números e perceber o que eles me podem transmitir.
Eventos
Trabalhos
Núcleo
Visita a página do núcleo de estudantes do curso e conhece melhor as suas atividades e inicitativas: