Estudantes de Engenharia Informática vencem TecStorm com drone aquático que monitoriza a qualidade da água

Equipa da ESTG conquista primeiro lugar na competição

Estudantes de Engenharia Informática vencem TecStorm com drone aquático que monitoriza a qualidade da água

AquaLab é o nome do projeto desenvolvido por três estudantes Gonçalo Ferreira, Guilherme Cruz e Dinis Roxo, da licenciatura em Engenharia Informática, da ESTG-Leiria que conquistou o primeiro lugar do TecStorm, uma das maiores competições tecnológicas e o maior hackathon universitário em Portugal, que une a tecnologia ao empreendedorismo. A equipa da ESTG foi a primeira de um instituto politécnico a conseguir qualificar-se para a competição e a conquistar o primeiro lugar.

A 9.ª edição do evento, que reuniu as equipas mais promissoras do país para desenvolver soluções tecnológicas inovadoras em apenas 24 horas, realizou-se em Lisboa, no final de março.

O projeto foi desenvolvido com uma abordagem multidisciplinar, combinando robótica, eletrónica e análise de dados. A estrutura do drone aquático foi inspirada no modelo catamarã para maior estabilidade na água e os sensores foram escolhidos com base na sua precisão e confiabilidade para monitoramento ambiental. A transmissão de dados é realizada via rádio, tendo sido criada uma plataforma online que apresenta as informações aos utilizadores em tempo real.

Organizado pela JUNITEC, uma empresa júnior do Instituto Superior Técnico, o TecStorm visa incentivar o empreendedorismo jovem e o desenvolvimento de ideias capazes de gerar impacto na sociedade, destinando-se a todos os estudantes do ensino superior.