Saúl Carvalho, estudante do mestrado em Engenharia Eletrotécnica, da ESTG, foi o grande vencedor do Prémio Jovem Cientista (Young Scientist Award), atribuído pela União Internacional de Rádio Ciência (URSI). O prémio foi entregue na 4ª Conferência URSI Atlantic Radio Science Meeting (AT-RASC), realizada na Gran Canaria, Espanha, entre os dias 19 e 24 de maio.

O premiado apresentou o artigo intitulado ‘Assessing the Feasibility of Metallic-type FDM 3D Printed Antennas at K-band’, um estudo inovador que destaca a potencialidade das técnicas de impressão 3D para o desenvolvimento de antenas de alto desempenho, realizado no âmbito do projeto INOV.AM – Inovação em Fabricação Aditiva e do Instituto de Telecomunicações. O trabalho foi desenvolvido em colaboração com o colega de mestrado Samuel Heleno, sob a orientação dos professores João Ricardo Reis e Rafael Caldeirinha.

O Prémio Jovem Cientista, concedido pela União Internacional de Rádio Ciência (URSI) e pelo Comité Português da URSI, reconhece a excelência e o impacto das contribuições de jovens investigadores na área da rádio ciência.