Politécnico de Leiria apresenta projeto inovador na Tektónica 2025

INOVC+ ESTEVE PRESENTE NA Feira LÍDER DE REFERÊNCIA no setor da construção

Politécnico de Leiria apresenta projeto inovador na Tektónica 2025

Entre os dias 10 e 12 de abril, o Politécnico de Leiria participou na Tektónica – Feira Internacional da Construção, ao abrigo do Programa INOVC +.

Através do CPCV – Centro de Transferência e Valorização do Conhecimento do IPLeiria, esteve em destaque o ‘ECO4fibers – Materiais de isolamento térmico de base vegetal’, um projeto que consiste na produção de placas de isolamento térmico sustentáveis produzidas a partir de resíduos agrícolas, como casca de arroz e fibra de cana, utilizando silicato de sódio como aglomerante.

Neste âmbito, foram desenvolvidas e testadas diversas composições com diferentes proporções destes materiais, analisando-se a condutibilidade térmica, a resistência à flexão e absorção de água.

Os resultados demonstram um desempenho térmico eficiente, revelando ser uma solução inovadora e viável para a construção civil, ao mesmo tempo que promove a valorização de resíduos locais e a redução do impacto ambiental nas indústrias da construção e agrícola.

Florindo Gaspar, Professor do Departamento de Engenharia Civil da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), é o investigador responsável deste projeto. Alana Silva, Bolseira de Investigação no CDRSP, participou na Tektónica para efetuar a apresentação desta nova tecnologia.

A Tektónica, feira de referência do setor da construção, continua a crescer e a inovar a cada edição, tendo contado com a participação de cerca de 400 empresas e instituições nacionais e internacionais.

Estiveram em destaque dois novos setores estratégicos: Novos Sistemas Construtivos e Materiais, com enfoque em soluções sustentáveis, e Smart Building, dedicado à construção e gestão inteligente de edifícios.

Stand e participantes no ãmbito do Projeto INOVC +
Alana Silva – Bolseira do CDRSP

O INOVC+ é um programa estratégico para a Região Centro que consiste na implementação e consolidação de um Ecossistema de Inovação para a Transferência de Conhecimento e Tecnologia que, num contexto de trabalho em rede de 23 parceiros, da qual o Politécnico de Leiria faz parte, potencie a valorização e a transferência de conhecimento e de resultados de I&D+I para a economia regional. O projeto tem uma duração de 30 meses e um investimento total elegível de cerca 4,1 milhões de euros, cofinanciado a 85% pelo CENTRO 2030, Portugal 2030 e pela União Europeia.