Colaboração visa a multidisciplinaridade nas áreas cardíaca e respiratória
CHL e Politécnico de Leiria desenvolvem Investigação Conjunta com Equipamento de Prova de Esforço Cardiopulmonar
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) e o Politécnico de Leiria formalizaram, no dia 21 de dezembro, um protocolo de colaboração para investigação e desenvolvimento, através da utilização conjunta de um equipamento de Prova de Esforço Cardiopulmonar (CPET). Este recurso do Politécnico de Leiria está instalado no Serviço de Pneumologia do Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, e será usado conjuntamente, sob coordenação dos gestores de ambas as entidades, que vão garantir a gestão operacional do protocolo. O Politécnico de Leiria tem um profissional legalmente habilitado, que está afeto à utilização do equipamento de CPET e à investigação no âmbito dos projetos de I&D desenvolvidos pelas duas instituições. Já o CHL tem uma equipa multidisciplinar com competência específica específica em área clínica relacionada com os projetos de investigação específica em área clínica relacionada com os projetos de investigação.
Para garantir a segurança dos utentes no âmbito das atividades de I&D desenvolvidas conjuntamente entre o Politécnico de Leiria e o CHL, o CHL assegurará a realização dos atos médicos e exames necessários para a realização da Prova de Esforço Cardiopulmonar, no âmbito da atividade específica de I&D, de acordo com as Boas Práticas Clínicas e nos termos da legislação em vigor. As duas instituições podem assim partilhar conhecimento e competências técnico-científicas na área de CPET entre os seus profissionais para o desenvolvimento de projetos de investigação, na formação graduada e pós-graduada de estudantes e profissionais, e na assistência à população.
Do lado do Politécnico de Leiria, a parceria será concretizada especificamente pelo Centro de Inovação em Tecnologias e Cuidados de Saúde (CiTechCare) do Politécnico de Leiria, que realiza projetos e desenvolve trabalho na área da reabilitação cardíaca e respiratória, e na área da prescrição de exercício, pelo que a utilização de um equipamento de Prova de Esforço Cardiopulmonar será crucial nas suas atividades de investigação, e poderá abrir novos campos de investigação e redes de colaboração.
O acordo contempla a colaboração dos profissionais e investigadores dos Serviços de Cardiologia e Pneumologia do CHL, para a adequada utilização do equipamento de CPET, que deve ser realizada por uma equipa multidisciplinar, designadamente pela presença de médicos e técnicos de diagnóstico e terapêutica, quer na vertente de diagnóstico, quer no âmbito da realização de projetos conjuntos de I&D na área da reabilitação.
A sessão protocolar contou com a intervenção de Salvato Feijó, diretor clínico do CHL, de Joana Cruz, investigadora do CiTechCare do Politécnico de Leiria, de João Machado, médico pneumologista do CHL, de Alexandre Antunes, médico cardiologista do CHL, e de Maria Guarino, coordenadora do CiTechCare. O protocolo foi assinado por Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL, e por Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, que encerraram a sessão.
Rui Pedrosa destacou que «estamos a fazer algo que é fora da caixa, que não acontece noutros lados. Num equipamento como este, só conseguimos realmente fazer isto com a parceria do centro hospitalar, com os seus clínicos, os seus profissionais de saúde, para garantir as competências de suporte. E aí o CHL abriu-nos esta porta, que tem uma relação bidirecional. O nosso centro de investigação é diferenciador porque tem membros integrados da nossa comunidade académica, mas também membros integrados dos vários serviços do CHL, e este é um grande exemplo desta ideia de ter uma plataforma de inovação em saúde que traz impacto na qualidade de vida das pessoas, em particular dos doentes», rematou o presidente do Politécnico de Leiria.
A sessão terminou com uma visita à sala onde está instalado o novo equipamento de Prova de Esforço Cardiopulmonar (CPET), no Serviço de Pneumologia do CHL.