Quem somos
Os Serviços de Documentação e Bibliotecas do Politécnico de Leiria são constituídos por quatro Bibliotecas. A Biblioteca do Campus 1, localizada na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), e a Biblioteca José Saramago do Campus 2, localizada junto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) e da Escola Superior de Saúde (ESSLEI) estão situadas em Leiria. A Biblioteca do Campus 3, localizada na Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR) está situada em Caldas da Rainha, e a Biblioteca do Campus 4, localizada na Escola Superior de Tecnologia do Mar (ESTM) está situada em Peniche.
Missão
Processar informação, produzir conhecimento!
Apoiar as atividades de ensino e investigação desenvolvidas no Politécnico de Leiria;
Fornecer de forma eficaz e eficiente serviços de biblioteca que satisfaçam as necessidades da sua comunidade de utilizadores;
Proporcionar formas de acesso privilegiado à informação e facilitar a aprendizagem ao longo da vida;
Promover a Ciência Aberta e os seus beneficios.
Visão
Porta aberta para o conhecimento!
Afirmar-se como uma entidade de referência entre os seus pares, obtendo reconhecimento regional e nacional pela satisfação dos utilizadores na excelência dos serviços;
Fornecer acesso ininterrupto aos serviços de biblioteca para os estudantes, professores, parceiros e comunidade em geral, através de meios físicos e virtuais, fomentando o pensamento crítico e a aquisição de conhecimentos através de informação atualizada;
Ser um agente ativo no Espaço Europeu de Ensino Superior (EEES).
Valores
Qualidade
Fornecer informações e conhecimentos em vários formatos respondendo às necessidades dos utilizadores, agregando valor qualitativo e quantitativo aos produtos fornecidos;
Garantir a desmaterialização dos serviços das bibliotecas;
Acreditar que cada utilizador das bibliotecas é único e importante;
Comprometimento com a excelência;
Promoção de uma comunicação interna participada.
Conhecimento/Inovação
Promover a liberdade intelectual;
Promover a informação e competência;
Promoção das literacias enquanto responsabilidade social;
Proporcionar um ambiente favorável à aprendizagem;
Abraçar soluções inovadoras para a melhoria dos serviços e desenvolvimento intelectual dos profissionais.
Acessibilidade
Facilitar o acesso às bibliotecas, oferecendo espaços atrativos, modernos e adaptados às necessidades de todos os utilizadores;
Facultar o acesso às coleções e serviços através de uma biblioteca virtual e de um portal web;
Apoiar os novos métodos de aprendizagem, formas de estudo e investigação previstos no Espaço Europeu de Ensino Superior (EEES).
Liderança/Identidade
Ter visão e capacidade de motivação dos profissionais que fazem parte da equipa de trabalho;
Contribuir para o reforço positivo da auto-estima coletiva;
Desenvolver competências pessoais e profissionais.
Responsabilidade Social/Cidadania
Exercer o bom senso, praticando comportamentos responsáveis, aceitando a responsabilização;
Promoção da saúde e bem-estar no local de trabalho;
Promover parcerias ativas com a comunidade proporcionando oportunidades para o conhecimento e a comunicação.